fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

VÍDEO: Com um desfile colorido e alegre, Integral Folia abre o carnaval de Taubaté

Colorido e alegre. Palavras que podem definir parte do belíssimo desfile do projeto Integral Folia que abriu o carnaval 2018 de Taubaté, na noite da sexta-feira, dia 9 de fevereiro, na Avenida do Povo.

O grupo formado por cerca de 3.000 alunos da Rede Municipal de Ensino de Taubaté fizeram uma homenagem os figureiros com o enredo “Do Barro à Arte – Modelando nossa história com os Figureiros”.

Comissão de frente do projeto Integral Folia abriu o carnaval 2018 em Taubaté. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

Participaram do desfile 730 alunos da Educação infantil e 2.280 do Ensino Fundamental divididos em nove alas. A comissão de frente é composta por alunos da Escola Municipal de Artes Maestro Fêgo Camargo e vai abordar a modelagem do barro para confecção das peças que serão representadas por alunos com trajes marrons.

A ala Infantil, denominada Pavão e Galinha D’Angola, relaciona as cores com o mundo real e imaginário das crianças, evidenciando a importância da arte na educação. A figura do pavão faz referência ao símbolo do artesanato taubateano, além da figura da galinha produzida para a composição dos presépios.

Desfile do projeto Integral Folia abriu o carnaval 2018 em Taubaté. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

Na sequência, as crianças trazem à avenida a ala Rio Itaim, primeiro local de retirada da matéria prima para a confecção dos moldes. Nesta ala se apresentam a rainha de bateria e os 70 ritmistas que representam o caipira, personagem recorrente na arte dos figureiros. A próxima ala, Arco de Flores, homenageia as peças confeccionadas pelos figureiros caracterizadas por um arco que destaca e atribui alegria à imagem central. A ala Galinha D’Angola aborda a imagem produzida pelos figureiros que, não conseguindo esculpir as imagens de santos, elaboravam os animais que também compõem o presépio. Aqui, alunos do Cemte representarão o mestre sala e a porta bandeira.

Desfile do projeto Integral Folia abriu o carnaval 2018 em Taubaté. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

A ala Boi representa os animais produzidos pelos artistas. A ala Festa da Imaculada faz referência à Rua Imaculada, local de grande influência na cultura e arte da cidade. As baianas serão representadas por mães de alunos do Cemte, valorizando a participação das famílias no processo educacional dos filhos. A ala 6 apresenta as antigas casas de taipas das figureiras. A ala 7 prestigia o pavão como símbolo do artesanato do Estado de São Paulo. A ala 8 vai levar à avenida os grandes homenageados da noite e a última ala será aberta para a participação da família dos alunos.

Desfile do projeto Integral Folia abriu o carnaval 2018 em Taubaté. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

O samba-enredo foi composto pelo professor Ari da Escola Madre Cecília e a coreografia elaborada pelo supervisor de dança do Programa Integral, Marcelo Campos.

Botão Voltar ao topo