fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Ordem do Dia fala sobre os 73 anos da tomada de Monte Castelo pela FEB

Nesta quarta-feira, dia 21 de fevereiro, comemora-se um grande feito da Força Expedicionária Brasileira, que é a tomada de Monte Castelo, na Itália, durante a 2ª Guerra Mundial.

A Ordem do Dia, assinada pelo general de Exército, Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, comandante do Exército Brasileiro, desta os 73 anos desta grande conquista dos soldados brasileiros que lá estiveram dando o seu melhor, enfrentando um terreno íngreme e um frio intenso.

Nesses 73 anos de tão importante fato histórico do Exército Brasileiro, rendemos a justa e singela homenagem aos nossos bravos soldados, que deixaram muito sangue, suor e lágrimas em solo italiano, registrando para sempre essa conquista – diz parte do texto da Ordem do Dia.

ORDEM DO DIA


Tomada de Monte Castelo

Castelo é nosso!”
A mensagem que ecoou no campo de batalha, ao findar da tarde do dia 21 de fevereiro de 1945, marcou uma das mais gloriosas realizações da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na 2ª Grande Guerra. Após 12 horas de um árduo e intenso combate contra um implacável e bem fortificado inimigo, agravado por um terreno íngreme e frio intenso, a 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária (DIE) conquistava o seu maior objetivo: Monte Castelo.

Após três infrutíferas tentativas, o Pavilhão Nacional foi finalmente hasteado no ponto mais alto daquela mística elevação, importante acidente capital que compunha a Linha Gótica, posição defensiva das tropas do Eixo nos Apeninos.

Tal feito coroou a dedicação, a coragem, a abnegação e a fé inquebrantável dos nossos pracinhas, consolidando, definitivamente, o prestígio da FEB junto aos aliados.

Nesses 73 anos de tão importante fato histórico do Exército Brasileiro, rendemos a justa e singela homenagem aos nossos bravos soldados, que deixaram muito sangue, suor e lágrimas em solo italiano, registrando para sempre essa conquista.

Ao comemorarmos o aniversário da Tomada de Monte Castelo, relembramos, também, o desembarque da FEB na Europa, quando 25 mil homens cruzaram o Atlântico para combater na Itália.

Hoje, a paz da qual o Brasil e o mundo usufruem é consequência da luta desses bravos heróis, que merecem ser cultuados e reverenciados pela Nação brasileira.

Meus comandados! Irmanados nos exemplos de nossos antepassados, que superaram os mais diversos obstáculos para conquistarem os seus objetivos, mostremos o nosso “Braço Forte” na defesa da Pátria, na proteção das nossas fronteiras, nas missões de paz e nas operações de garantia da lei e da ordem e levemos a “Mão Amiga” aos brasileiros necessitados, sempre que formos chamados, ajudando a construir um Brasil cada vez mais forte e soberano.

Brasília, 21 de fevereiro de 2018.
General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas
Comandante do Exército

Veja também




Botão Voltar ao topo