fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Novelis lança programa para criar ambiente mais inclusivo em suas unidades

Novelis em Pindamonhangaba. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

A Novelis, líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio, lançou o IguAl, programa de diversidade que tem como objetivo fomentar um ambiente mais inclusivo nas unidades da empresa na América do Sul, valorizando as competências e habilidades de cada profissional independente de gênero, raça, idade, religião e opção sexual. O programa foi desenvolvido a fim de engajar, recrutar, reter funcionários e multiplicar a conscientização sobre o tema.

Um estudo realizado pelo Instituto Ethos com as 500 maiores empresas do país aponta que os negros ocupam apenas 5% dos cargos executivos no país. Em contraponto a esses números, um estudo da consultoria McKinsey mostra empresas com maior diversidade étnica são 35% mais propensas a terem melhor performance nos negócios do que as empresas “não diversas”.

Pensando nesse cenário, a Novelis decidiu estruturar ações para promover um ambiente mais igualitário, por meio do IguAl. Para Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis na América do Sul, o tema da inclusão no mundo corporativo é uma necessidade e é preciso desenvolver ações efetivas para que a diversidade se torne uma realidade nas empresas. “Criamos o IguAl para estimular o respeito e a valorização às diferenças não só dentro da Novelis, mas para que a sociedade que nos cerca também reflita sobre o assunto. Um ambiente heterogêneo favorece a troca de opiniões, o crescimento e desenvolvimento pessoal, gera melhores soluções e pode se transformar em uma vantagem competitiva inestimável para os negócios”, completa.

Como parte do programa, a empresa tem realizado palestras com seus colaboradores a fim de sensibilizá-los sobre o tema. Além disso, foram criados grupos de afinidades de etnia e gênero, que se reunirão periodicamente para debater caminhos para tornar o ambiente inclusivo e com oportunidades iguais para todos os seus talentos. Como primeiro resultado do projeto, a Novelis contratou 27% de negros em seu programa de estágio deste ano, ultrapassando com folga a meta estabelecida de 10%.

Além disso, a Novelis assinou nessa semana a “Iniciativa Empresarial pela Igualdade” da Afrobras, ONG que tem como finalidade fomentar a inclusão socioeconômica, cultural e educacional dos jovens negros brasileiros. A iniciativa propõe 10 compromissos com os quais a empresa deve se engajar para a Promoção da Igualdade Racial.

“Para mudarmos o Brasil, é preciso rever os pré-conceitos e, para isso, o setor privado precisa se posicionar de forma pró ativa. É essencial que as organizações e toda a sociedade se comprometam com a promoção da igualdade de oportunidades por meio de ações concretas com a implementação de um ambiente corporativo e social aberto à multiculturalidade e à diversidade”, conclui a executiva.

Botão Voltar ao topo