fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Festa do Pinhão e da Cerejeira em Flor serão reconhecidas como patrimônio imaterial de Campos do Jordão

Desde 2013, a prefeitura vem dando continuidade ao trabalho de revitalização e preservação das festas tradicionais e populares da Cidade. Agora um novo passo será dado: a prefeitura de Campos do Jordão, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e da Secretaria Municipal de Cultura, abriu processo de Tombamento Imaterial da Festa do Pinhão e da Festa da Cerejeira em Flor.

Comida preparadas com pinhão em Campos do Jordão. (Foto: Divulgação)

Festa do Pinhão
Atualmente na sua 57ª edição, a Festa do Pinhão foi criada por iniciativa do então presidente do Lions Clube de Campos do Jordão, Dr. Fausto Bueno de Arruda Camargo, no ano de 1961. Hoje, a Festa do Pinhão é realizada pela Associação Comercial com apoio da prefeitura e de empresários locais. Sua realização, neste ano, está prevista para ocorrer de 20 de abril a 01 de maio, na semana do aniversário da cidade.

Festa da Cerejeira em Flor
A Festa da Cerejeira em Flor, criada por Mario Utyiama em 1969, é uma das principais e mais significativas festas da colônia japonesa na região, atraindo grande quantidade de turistas e se constituindo num dos principais atrativos turísticos da Cidade. É realizada pelo Sakura Home e conta também com apoio da Prefeitura e, neste ano, será realizada na segunda quinzena de julho.

Festa do Pinhão atrai milhares de pessoas todos os anos a Campos do Jordão. (Foto: Divulgação)

Com os tombamentos, a prefeitura não somente reconhece a importância histórica dos eventos como também busca preservar, para a posteridade, a continuidade de duas das mais relevantes e autênticas manifestações culturais e artísticas de Campos do Jordão.

O que é Patrimônio Imaterial?
Patrimônio cultural imaterial (ou patrimônio cultural intangível) é uma concepção de patrimônio cultural que abrange as expressões culturais e as tradições que um grupo de indivíduos preserva em respeito da sua ancestralidade, para as gerações futuras. São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições.

Botão Voltar ao topo
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com