fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Corrida para a Paz: evento do Esporte Militar reúne quase dez mil pessoas em Brasília

Coordenado pelo Ministério da Defesa, com organização do Exército Brasileiro, a atividade contou, neste ano, com o apoio do Ministério do Esporte, por meio da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). (Foto: Tereza Sobreira)

Na manhã deste domingo (18), o Eixão Sul, tradicional rua de lazer em Brasília (DF), ficou todo em verde e branco, cores da 13ª edição da Corrida para a Paz (CISM DAY FOR PEACE), evento do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM). Realizado no mundo todo, no Brasil, o evento na capital federal teve a participação de 9 mil e 600 pessoas. Coordenado pelo Ministério da Defesa, com organização do Exército Brasileiro, a atividade contou, neste ano, com o apoio do Ministério do Esporte, por meio da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD).

publicidade


O número de participantes ultrapassou as expectativas da coordenação, que considera a parceria entre as duas Pastas como algo importante para o esporte brasileiro. “Estamos satisfeitos com o resultado alcançado. São duas instituições muito próximas, os Ministérios da Defesa e do Esporte, nós temos várias parcerias, tanto no esporte de alto rendimento, quanto nos programas de inclusão social, e, agora também, estamos juntos na busca pelo banimento do uso de substâncias proibidas no esporte”, afirmou o almirante Paulo Martino Zuccaro, diretor do Departamento do Desporto Militar do Ministério da Defesa.

A ‘Corrida para a Paz’ marca a data de criação do CISM, que, em 2018, completa 70 anos como instituição internacional que promove a confraternização esportiva, sem fins competitivos. Para o secretário nacional da ABCD, Luiz Celso Giacomini, o evento tem uma simbologia ímpar. “Através do programa #Jogo Limpo pregamos a paz no esporte, com objetivo de que os atletas não ingiram substâncias que possam ser prejudiciais à saúde. Com isso, nós também estamos propagando a paz no esporte, que o esporte seja limpo”, explicou o secretário.

O 1º Regimento de Cavalaria de Guardas esteve à frente da execução do evento, pelo Exército, e disponibilizou sua Ala dos Dragões da Independência para a largada. O general Pereira Gomes, comandante Militar do Planalto, destacou a integração entre as Forças Armadas e o esporte. “Nós entendemos que o esporte se assemelha muito com o que nós encontramos no combate. Tem uma preparação, tem um treinamento, faz parte do nosso dia a dia. Participar de um evento desse, internacional, é um orgulho muito grande”, disse o general.

Para toda família
A jornada esportiva de 5 km, corrida ou caminhada, reuniu diversas famílias e a comunidade brasiliense, que sob os lemas “Amizade através do Esporte” (do CISM) e #Jogo Limpo (da ABCD), puderam, junto com as Forças Armadas, Polícias Militar e Federal, e Corpo de Bombeiros, contribuir para promoção da paz mundial.

O sargento bombeiro Figueiredo estava acompanhado dos dois filhos, Murilo e Matheus, e da esposa Andrea. “O esporte é muito importante em nossas vidas, não só pela saúde, mas é uma forma de juntar a família”, comentou antes da largada.

O primeiro a ultrapassar a linha de chegada foi o soldado do Exército, Joseias Ferreira das Chaves, do Comando Militar do Planalto. Ele foi integrante, de 2010 a 2016, do Programa Forças no Esporte (PROFESP), coordenado pelo Ministério da Defesa. “O esporte é tudo na minha vida, me tirou da rua, abriu as portas para mim. Se eu sou Joseias hoje, foi através desse projeto”, falou o atleta com entusiasmo.

Como todos os anos, 200 crianças do PROFESP participaram da corrida em Brasília. Marinha, Exército e Aeronáutica apoiam o projeto disponibilizando a infraestrutura necessária a sua realização, com o objetivo de possibilitar, por meio da prática desportiva, a integração social, a prevenção à doença, a promoção a saúde, a prevenção à situação de risco social, a valorização da cidadania e a inserção de atividades lúdicas e de ensino.

O secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do MD, brigadeiro Ricardo Machado Vieira considerou o evento oportuno para o País. “Nós temos hoje um momento muito importante. Com todo esse problema de violência, fazer uma corrida para a paz, que já estava programada, é espetacular, com quase 10 mil pessoas aqui”, lembrou o secretário Machado.

Também esteve presente à corrida o atleta olímpico e sargento da Força Aérea, Bernardo de Sousa Oliveira, da modalidade tiro com arco. “É sempre um prazer participar do evento, é um evento ótimo para reunir civis, militares, trazer a família. Eu fico super feliz, é a segunda vez que eu venho”, disse Bernardo, que faz parte do programa de Atletas de Alto Rendimento das Forças Armadas.

Botão Voltar ao topo