fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Copa Brasil de Marcha Atlética define seis campeões em Sobradinho no DF

Laryssa Frois: campeã dos 10 km Sub-20. (Foto: Dimmy Falcão Brito/CBAt)

Pela primeira vez realizada no Distrito Federal, a edição 2018 da Copa Brasil de Marcha definiu na manhã deste domingo (dia 18) os primeiros seis campeões. A competição, realizada em circuito de 1km montado na Avenida do Contorno, ao lado do Parque Ecológico dos Jequitibás – na cidade-satélite de Sobradinho – é seletiva para o Campeonato Sul-Americano, que acontecerá em março, em Sucuá, no Equador.

publicidade


Nos 35 km feminino, Nair da Rosa (AABLU-SC) liderou desde a primeira volta e completou o percurso em 3:19.08. “Gostei muito do percurso e também da cidade, fomos muito bem recebidos”, disse Nair, quinta colocada nos 50 km no Mundial de Londres 2017. “Fazia maratona, mas há quatro anos me apaixonei pela marcha atlética”, finalizou.

Na prova masculina da mesma distância, que terminou sob sol forte, José Alessandro Bagio (AABLU-SC) venceu com 2:56:49, com total domínio. “Senti um pouco o calor, mas treinei muito, estava preparado. Agora temos um mês para nos preparamos para o Sul-Americano”, afirmou o campeão.

A paranaense Gabrielly Cristina dos Santos (PM Colombo-PR) foi a primeira campeã do dia. A atleta completou os 3km da categoria sub-16 em 16:39. “Foi um percurso tranquilo pra mim, é uma prova curta”, afirmou a marchadora, que começou no Atletismo pelo lançamento do disco.

As premiações das primeiras provas foram feitas pelo vice-presidente da CBAt, Warlindo Carneiro da Silva Filho. “É muito importante que diferentes lugares do Brasil recebam competições. Sobradinho é um polo da marcha atlética atualmente, e Brasília já revelou grandes atletas, como Joaquim Cruz, Carmen de Oliveira, Marilson Gomes dos Santos, Hudson de Souza, e agora temos o Caio, com grande destaque na marcha mundial”, disse o dirigente. “Agrademos o apoio da CAIXA, nossa patrocinadora, e também do Comitê Olímpico do Brasil”, completou o dirigente ao lado de Carlos Cavalheiro. “Essas competições servem para disseminar o Atletismo”, afirmou o treinador.

Nos 10 km feminino sub-20, Laryssa Fernanda Frois (Curitiba SMELJ-PR) conquistou o lugar mais alto do pódio ao marcar 55:28. “Estou muito feliz pelo resultado e por ter conquistado a vaga para o Sul-Americano”, disse a atleta, que começou na marcha atlética depois de uma brincadeira. “Um amigo estava treinando e comecei a imitar. Meu treinador viu e disse que eu levava jeito”, completou.

O presidente da Federação de Atletismo do Distrito Federal, Alfim Nunes de Souza, comemora a realização da Copa Brasil Caixa de Marcha em Sobradinho. “Como toda competição, a organização é trabalhosa, mas valeu muito a pena. Esperamos que este evento abra portas para que outros possam acontecer em Brasília, para, no futuro, termos muitos outros atletas como o Caio Bonfim”, disse Alfim, que agradeceu o apoio da secretária de Esporte, Turismo e Lazer de Brasília, Leila Barros, duas vezes medalha de bronze no vôlei nos Jogos Olímpicos, em Atlanta 1996 e Sydney 2000.

Leila esteve em Sobradinho para prestigiar o evento e participar da entrega das medalhas. “A parceria com a Secretaria de Esportes do Governo do Estado foi importante para que pudéssemos fazer a competição em Sobradinho”, completou Alfim.

A Copa Brasil Caixa de Marcha Atlética faz parte do Programa CAIXA de Competições. A competição é realizada pela CBAt, co-organizada pela Federação de Atletismo do Distrito Federal, com patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Pódio 1ª etapa – domingo manhã
35 km – Adulto feminino
1º Nair da Rosa (AABLU-SC) 3:19:08
2º Edilaine Maria Rech (METAHUM-PR) 3:55:10
3º Elisangela Pereira da Silva (Projeto Atletismo Campeão-PE) 4:15:00

Por equipes
1º AABLU (SC) 3 pontos
2º METAHUM (PR) 2 pontos
3º Projeto Atletismo Campeão (PE) 1 ponto

35 km – Adulto masculino
1º José Alessandro Bagio (AABLU-SC) 2:56:49
2º Claudio Richardson (AABB Currais Novos-RN) 3:05:21
3º Rudney Dias Nogueira (USIPA-MG) 3:15:01

Por equipes
1º AABLU (SC) 6 pontos
2º AABB Currais Novos (RN) 5 pontos
3º USIPA (MG) 4 pontos

10 km – Sub-20 feminino
1º Laryssa Fernanda Frois (Curitiba SMEL-PR) 55:28
2º Elica de Oliveira Costa (Orcampi Unimed-SP) 55:49
3º Amelia Fortunato de Lemos (CASO-DF) 58:05

Por equipes
1º CASO (DF) – 8 pontos
1º Orcampi Unimed (SP) – 8 pontos
3º Curitiba SMELJ (PR) – 7 pontos

3 km – Sub-16 feminino
1º Gabrielly Cristina dos Santos (PM Colombo-PR) 16:39
2º Thailane Janaina da Cruz (PM Colombo-PR) 17:10
3º Gabriela Santos de Almeida (CASO-DF) 17:12

Por equipes
1º CASO (DF) – 20 pontos
2º PM Colombo (PR) – 17 pontos
3º Projeto Atletismo Campeão (PE) – 6 pontos

10 km – Sub-20 masculino
1º Matheus Gabriel de Liz Correa (AABLU-SC) 46:59
2º Murilo Coutinho da Silva (PM Colombo-PR) 49:22
3º Erison Gerson da Silva (Curitiba SMELJ-PR) 49:56

Por equipes
1º CASO (DF) – 10 pontos
2º PM Colombo (PR) – 9 pontos
3º AABLU (SC) – 8 pontos

10 km – Sub-16 masculino
1º Isaac Rodrigues de Andrade (CASO-DF) 27:42

Por equipes
1º CASO (DF) 1 ponto

Botão Voltar ao topo