Palhaças invadem São José e Jacareí com encontro no Vale

o 1º Encontro de Circenses e Palhaças do Vale do Paraíba, a ser realizado no período de 03 a 11 de março. (Foto: Divulgação)

Encontro de Palhaças e Circenses debate a comicidade feminina na arte do palhaço com atrações nacionais e internacionais

Você já imaginou diversas palhaças falando de empoderamento feminino? Será assim que São José dos Campos e Jacareí irão comemorar o mês da mulher, com o 1º Encontro de Circenses e Palhaças do Vale do Paraíba, a ser realizado no período de 03 a 11 de março.

Promovido pelo Coletivo Entre Ela o encontro terá como tema à comicidade feminina e o papel da mulher na arte e no mundo e terá uma ampla programação com números circenses, espetáculos, solos de clown, oficinas e palestras. O encontro reunirá cerca de 50 artistas e terá programação gratuita para todas as idades.

Promovido pelas produtoras e também palhaças Daniele Majzoub, Jessica Lane, Adriana Marques e Ana Pilchowski o encontro busca valorizar a atuação feminina na arte da palhaçaria. Para isso o coletivo escolheu o mês de março para debater a visibilidade da mulher na arte.

A programação contará com diversos espetáculos de artistas e palhaças do Vale do Paraíba, entre elas as palhaças Olivia e Panqueca (Dani Majzoub e Adriana Marques), além de inúmeras artistas convidadas, como a palhaça Margarida (Ana Luisa Cardoso), celebrando 30 anos de carreira e Bell Trana (Ana Pio), diretamente de Portugal.

O encontro irá promover também rodas de conversas e workshops de palhaçaria voltados para mulheres.

“A comicidade feminina por meio da palhaçaria ainda é recente e ganha visibilidade a cada ano, a ideia do encontro é justamente fortalecer esses espaços conquistados e ampliar e trocar experiências para que mais artistas mulheres possam se realizar com sua arte”, comenta Dani Majoub, idealizadora do encontro.

O 1º. Encontro de Circenses e Palhaças do Vale do Paraíba tem apoio das Prefeituras de São José dos Campos e Jacareí, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, Fundação Cultura de Jacareí, CAC – Walmor Chagas, Teatro da Aldeia, Cia Teatro da Cidade e Coletivo Pataquada.

Confirma a programação no Box abaixo e na página: www.facebook.com/palhacasecircensesdovale

PROGRAMAÇÃO GRATUITA

ENCONTRO DE PALHAÇAS E CIRCENSES DO VALE DO PARAÍBA

DE 03 A 11 DE MARÇO – SJCAMPOS E JACAREÍ

ABERTURA:

03/03 – SALA MARIO LAGO JACAREÍ

19h – Ensaio aberto – solo Jessica Lane – Circodela

Após ficar 9 meses de cabeça para baixo antes de nascer, uma menina se descobre equilibrista e descortina sua vida viajando pelo mundo.

20h – SóLadies IN.PRESS – Circo di Sóladies –SP

Intervenção com as palhaças Kelly Lima, Lilyan Teles, Tatá Oliveira e Verônica Mello.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒  

21h – Espetáculo – Olivia, com Dani Majzoub

O corpo ideal sempre foi o principal desejo de Olivia. Chegar no peso desejado será desafio para alcançar a “beleza padrão”. Mas o que é “beleza padrão”?

04/03 – CAC WALMOR CHAGAS

09h às 12h – Vivência E a palhaça o que é’?

Com Jessica Alves. A vivência busca não ignorar as dificuldades que as mulheres encontram na comicidade através do treinamento do clown.  *Destinado para mulheres a partir de 16 anos.

14h – Roda de Conversa – O lugar da mulher na arte e no mundo – propõe reflexão sobre dificuldades e o movimento de resistência da mulher na arte.

20h – Palestra-Show/ Muros e Grades são Invenções Humanas. Projeto SER DEFICIENTE – Através palestra a palhaça Birita relata como transformou suas limitações, dificuldades e crises em alegrias, desafios e realizações. Com Ariadne Antico.

05/03 – CASA DE CULTURA FLÁVIO CRAVEIRO

18h – Oficina de Circo, com Ellen Moreira e artistas circenses convidadas. Aberto ao público.

06/03 – CASA DE CULTURA FLÁVIO CRAVEIRO

14h – Oficina de Bambolê, com Larissa Maria.

19h30 – Exibição do Filme La Strada, de Federico Fellini, seguido de bate-papo

07/03 – CASA DE CULTURA FLÁVIO CRAVEIRO

19h30 – Lindas Livres Leves e Soltas – 60 min

Show de variedades com artistas convidadas circenses e palhaças, mostram no palco a graça da mulher na arte de fazer rir e emocionar.

08/03 – CASA DE CULTURA FLÁVIO CRAVEIRO

19h30 – Bell Trana – com Ana Piu – Portugal-45min.

Para continuar a viver da arte e celebrar o encontro com o seu querido público, Bell Trana não desiste de ser e estar do seu jeito maneira com a sua humanidade delirante.

20h30 – Roda de conversa, com Coletivo Entre Elas. Reflexão sobre os rumos da palhaçaria feminina e o lugar da mulher na arte como resistência.

09/03 – TEATRO D’ALDEIA

13h ás 17h – Workshop – A Cena da Palhaçada

Com Ana Cristina Pilchowski. O workshop tem o objetivo de trabalhar números de clown já em processo de construção e convida a palhaçada a entrar em cena.

20h – Espetáculo – Panqueca Solamente – 50min.

Após ter sido trocada por uma atriz mais jovem e despejada de seu antigo grupo de teatro, “Los Catitos”, a Palhaça Panqueca se vê na rua, sem dinheiro, sem comida. Seu único bem é a arte e é através dela que Panqueca continua sua jornada e apresenta para seu público três números: “Julieta sem Romeu”, “Sapateado” e seu grande sucesso “A Morte de Cleópatra”.

09/03 – CASA DE CULTURA FLÁVIO CRAVEIRO

16h – Mesa-Redonda

Tema: Mulheres do Circo e Mulheres Palhaças.

10/03 – PRAÇA AFONSO PENA

10h – Ocupação – O Show é Delas 

Mulheres palhaças e circenses invadem as ruas no centro de São José dos Campos. Microfone aberto.

10/03 – CASA DE CULTURA FLÁVIO CRAVEIRO

19h30 – Cabaré de Gala Só Dá elas

Noite de gala especial em Homenagem aos 30 anos de Palhaça Margarita (Ana Luisa Cardoso) – RJ, com artistas convidadas encantando o palco com habilidades do circo e a graça da mulher palhaça.

11/03 – PRAÇA CÔNEGO MANZI

11h – Na Praça Cheias de Graça – Show de variedades protagonizado por palhaças e circenses convidadas.

11/03 – TEATRO ARIANO SUASSUANA – Jacareí

19h- Espetáculo – Ellas – Humanidhas Troupe

Inspirado no cinema mudo onde duas palhaças tornam-se amigas e passam por situações inusitadas e divertidas.

Botão Voltar ao topo