Fibria oferece curso de empreendedorismo para jovens de Jacareí

Comunidade do distrito de São Silvestre participa do Laboratório de Ideias e cria projetos que se destacam pela criatividade e inovação. (Foto: Divulgação)

A Fibria, empresa brasileira líder mundial na produção de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas, promove projetos de desenvolvimento local, focados no protagonismo das comunidades que vivem próximas de suas operações. Uma iniciativa recente foi o Laboratório de Ideias, que envolveu vinte e dois jovens do distrito de São Silvestre em Jacareí (SP).

A iniciativa foi viabilizada por meio do programa Rede Responsável, que reúne organizações que incentivam o investimento socioambiental em programas e projetos para fortalecer os processos de desenvolvimento local, por meio da estruturação de redes para troca de informações, produtos e serviços.

Idealizado pelo coordenador de Sistema de Gestão da Fibria, Leandro Andreatta, e pelo consultor de Sustentabilidade da Fibria, Adriano Martins, o curso gratuito contou com sete encontros, durante três meses. Foram abordados temas como criatividade, inovação e empreendedorismo, totalizando vinte e uma horas de atividades.



Andreatta tem experiência em empreendedorismo e já ministrou sete cursos para empresários. Ao receber o convite, ele se dedicou a adaptar o conteúdo – repleto de técnicas modernas como design thinking, inovação de valor, criatividade aplicada, inovação colaborativa e executive coaching – para os jovens, a maioria com idade entre 16 e 20 anos.

“Fiquei muito satisfeito com o envolvimento dos participantes, que se dedicaram e mergulharam no desafio. É extremamente gratificante ver os resultados e testar a metodologia do curso com um novo perfil de público. Foi um prazer ajudar e imaginar novas possibilidades profissionais para esses jovens”, diz o coordenador.

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Divididos em três grupos, os alunos foram instigados a transformar suas ideais em propostas de valor, para depois formatarem modelos de negócios. Para isso, precisaram levar em conta os diversos aspectos que envolvem uma empresa, como administração, finanças, marketing e recursos humanos.

O encerramento foi neste mês, com a realização de evento em que os participantes puderam apresentar os projetos desenvolvidos para a comunidade, família e amigos.

“O Laboratório de Ideias foi uma oportunidade de agregar mais profissionais, que puderam doar suas experiências visando ao desenvolvimento sócio econômico das comunidades. Com a iniciativa, os jovens passam a ter maior facilidade para solucionar problemas e criar oportunidades para empreenderem. Temos planos para dar continuidade ao projeto”, comenta Adriano Martins.

Projetos
O trabalho em equipe resultou em projetos variados: confecção de pão de queijo, com cores e recheios inovadores; criação de serviços para açougue – como delivery, kits de produtos e atendimento por whatsapp – e estratégia para venda em e-commerce de artesanato, com a participação de integrantes do projeto Mãos que Valem, também apoiado pela Fibria.

Para Samuel Ferreira de Mello, que integrou a equipe que pensou em soluções criativas para o açougue, a experiência trouxe ensinamentos importantes. “Foi bem bacana. Nunca tinha pensado em fazer algo assim, nem sabia direito o que é empreendedorismo. Me empenhei e gostei bastante de pensar em como fazer a empresa crescer, melhorar. Aprendemos muito, não só profissionalmente, mas para inovar também nas coisas do dia a dia”, revela o jovem de dezessete anos, que pretende fazer faculdade de Engenharia da Computação.

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