fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Museu Municipal de São José prepara sua 1ª exposição de longa duração

Exposição temporária ‘Congada Paulista: Canto, Dança e Devoção’ montada no Museu Municipal – Foto: Paulo Amaral/FCCR – Foto: PMSJC

O Museu Municipal de São José dos Campos terá, ainda no primeiro trimestre deste ano, sua primeira exposição de longa duração (seis meses), depois que passou a funcionar no antigo prédio da Câmara Municipal, no centro da cidade. A intenção da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, responsável pela gestão do museu, é realizar por ano até duas exposições de longa duração e quatro de curta duração (três meses).

A exposição será composta por objetos que fazem parte do acervo do museu e que estão em processo de recuperação deste outubro do ano passado. Ao todo, são cerca de 400 obras entre gravuras, pinturas e documentação, a maioria das décadas de 60, 70 e 80. A mostra pretende arejar o acervo, ressaltando a importância dos eventos relacionados às artes visuais no período entre o funcionamento da Escola de Belas Artes do Vale do Paraíba e os salões de artes.

Segundo explica a Fundação Cultural, as obras do acervo têm valor simbólico, histórico, artístico e financeiro. Por esta razão estão sendo recuperadas e armazenadas de maneira adequada, para que possam ser mostradas à população por meio de exposições. Além disso, o trabalho também ajudará no credenciamento do Museu Municipal junto ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e Sistema Estadual de Museus (Sisem).

Visitas e agendamento
Hoje estão instaladas no Museu Municipal duas exposições temporárias, ‘Que é o Poeta’, dedicada ao escritor e poeta joseense Cassiano Ricardo, e ‘Congada Paulista: Canto, Dança e Devoção’, que faz parte de uma pesquisa sobre os Congados no Estado de São Paulo. As duas mostras prosseguem abertas para visitação, respectivamente, até 28 de fevereiro e 29 de março.

A visita às duas exposições pode ser feita de forma espontânea e agendada (de acordo com o horário de funcionamento). Neste segundo caso, o Museu Municipal possui uma equipe de monitores para o atendimento a grupos, como os organizados pela Secretaria de Educação da Prefeitura ou mesmo de estrangeiros, pois também contam com serviço bilíngue.

O horário de visitação ao Museu Municipal é de segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h. Para visitas em grupo é necessário agendamento prévio, que deve ser feito pelo telefone 3921-7587 ou no local.

Museu Municipal de São José dos Campos
Praça Afonso Pena, 29 – Centro
(12) 3921-7587

Botão Voltar ao topo