fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

“A Construção do Patrimônio” mostra importância da preservação do patrimônio no Brasil

A exposição, que contém mais de 150 obras de importantes acervos brasileiros, segue para a Caixa Cultural São Paulo. (Foto: Juliana Chalita)

A CAIXA Cultural São Paulo recebe, de 10 de janeiro a 4 de março, a exposição A Construção do Patrimônio, que apresenta um panorama da história das políticas públicas de preservação do Brasil, além dos desafios que envolvem a expansão do conceito de patrimônio. Realizada pelo Instituto Pedra, a mostra reúne mais de 150 obras, entre documentos raros, quadros e esculturas.

O projeto tem curadoria do arquiteto e urbanista Luiz Fernando de Almeida, ex-presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e faz parte da programação das comemorações dos 80 anos de existência do IPHAN, uma das mais longevas instituições públicas brasileiras e a primeira dedicada à preservação e à promoção do patrimônio cultural na América Latina.

A exposição é dividida em 12 ambientes. Dentre o acervo exposto, destacam-se registros e obras de Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Lúcio Costa, Marcel Gautherot, Germano Graeser, Eric Hess, Oscar Niemeyer, Pierre Verger, Mestre Vitalino e uma réplica de Aleijadinho. Além de importante acervo documental do IPHAN do Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco, a exposição conta ainda com obras do Museu Histórico Nacional, Música Nacional de Belas Artes, Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP), MASP, Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), Casa Juscelino Kubitschek, entre outros.

“Uma reflexão sobre a ideia de patrimônio poderá ser uma das mais potentes metáforas dos brutais desafios que vivemos no nosso tempo, diante da dificuldade e necessidade de projetar o nosso futuro”, afirma o curador Luiz Fernando de Almeida.

A exposição é dividida em 12 ambientes. (Foto: Juliana Chalita)

A abertura do evento será no dia 9 de janeiro, com a presença de Luiz Fernando de Almeida, que conduzirá o público pela exposição. No dia 1° de fevereiro, o curador voltará a receber o público para uma outra visita guiada. Na ocasião, também será realizado um debate com a participação de Anna Beatriz Galvão, doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo.

Ficha Técnica:
Realização: Instituto Pedra
Curadoria: Luiz Fernando de Almeida
Curador-adjunto: Henrique Lukas
Expografia: José Luiz Favaro
Produção executiva: TZM Entretenimento (Marione Tomazoni)
Apoio: IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional)

Serviço:
Exposição A Construção do Patrimônio
Local: CAIXA Cultural São Paulo  (Praça da Sé, 111 – Centro)
Abertura: 9 de janeiro (terça-feira), às 19h, com a presença do curador
Visitação: de 10 de janeiro a 4 de março
Horário: de terça a domingo, das 9h às 19h
Entrada Franca
Classificação indicativa: livre para todos os públicos
Acesso para pessoas com deficiência
Informações: (11) 3221-4400
Patrocínio: Caixa Econômica Federal
Visita guiada com o curador Luiz Fernando de Almeida:
Data: 1° de fevereiro (quinta-feira)
Horário: 18h

Botão Voltar ao topo