fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Carnaval em Pinda terá monitoramento por câmeras e reforço na segurança

Uma das novidades será o monitoramento por meio das câmeras do COI – Centro de Operações Integradas – que foram instaladas no ano passado. (Foto: Divulgação)

Na segunda-feira (8), foi realizada uma reunião, na 2ª Companhia da Policia Militar do 5° BPM I, para o alinhamento do planejamento de segurança do Carnaval 2018 de Pindamonhangaba. Estavam presentes o diretor de Administração, João Henrique Ferrari Gontijo, a diretora de Trânsito Luciana Viana, o comandante da Guarda Municipal, Sandro Faria Alvarenga, o coordenador de Eventos, Ricardo Flores e a representante da empresa Segurança Privada AltaSeg Thamires Lopes, segundo nota publicado pela prefeitura em seu site oficial.

Veja também
? Carnaval 2018 em Pinda terá novo local, Bloco da Maricota e Grupo Paranga
?Pindamonhangaba terá linhas especiais de ônibus durante o carnaval 2018

Uma das principais novidades será o monitoramento através das Câmeras do COI que foram instaladas no ano passado. Todo o trajeto dos blocos foi pensado com prioridade pelas vias que possuem câmera. As imagens serão acompanhadas em tempo real pela Guarda e PM, além das imagens que serão gravadas nas passagens dos foliões. Também está em processo de instalação mais uma câmera ligada ao COI na área de eventos do Parque da Cidade.

O coordenador de Eventos, Ricardo Flores, explica que o diferencial deste Carnaval foi o planejamento. “Trabalhamos desde o ano passado de forma integrada, eventos e segurança, para fazer esta mudança de trajeto para 2018. Temos câmera na saída dos blocos no Quartel, câmeras no trajeto paralelo a linha do trem, e a novidade é que o setor de informática da prefeitura está providenciando uma câmera que vai monitorar e gravar tudo dentro da área do Parque da Cidade nos shows noturnos”, explica Ricardo Flores.

publicidade


Outra medida importante no Parque da Cidade será todo o fechamento com grades na área de mata. A população não terá acesso a esta área. Além das câmeras, o local dos shows noturnos receberá torres de fiscalização da Polícia Militar e a entrada um portal para monitorar a entrada e saída de todos.

A comandante de policiamento de Pindamonhangaba, capitão Lucimeire Jeronymo, reforçou durante a reunião que a principal prioridade é a segurança e que serão realizadas também diversas ações de prevenção durante as festividades. “Será empregado o policiamento efetivo tradicional, além do rádio de patrulhamento, rondas da Força Tática e Rocam. A intenção é evitar crimes de maior potencial. Nas partes externas iremos fazer as rondas e a verificação preventiva com foco em pessoas armadas ou fazendo uso de drogas”, disse.

Reforça a segurança por parte da prefeitura neste período a ação da Atividade Delegada que retomou o funcionamento com o dobro de policiais desde 2017, o serviço de segurança privada que já foi contratado pela prefeitura através de licitação e o apoio da Guarda Municipal.

Reunião contou com a presença de representantes da prefeitura, PM e empresa que irá prestar serviço de segurança no carnaval. (Foto: Divulgação)

“De acordo com o que vimos no carnaval passado, principalmente por parte da Prefeitura, foi um evento com muita segurança, a população teve tranquilidade e pode se divertir. Trabalhamos em conjunto, com apoio da Postura e da Guarda Municipal”, comentou a capitão Lucimeire.

Ela afirma ainda que o evento realizado no Parque da Cidade pode auxiliar no combate ao crime. “Locais fechados em fatos de ocorrer ocorrências graves é menor, pois os envolvidos são inibidos, não é fácil ocorrer uma fuga. Além de ter a oportunidade de aumentar a nossa visibilidade”.

O coordenador de Eventos faz uma avaliação positiva sobre a reunião. “Nós desejamos um carnaval seguro como o realizado no ano anterior, e esse ano com mais apresentações como o Bloco do Juca Teles em Moreira e também do Barbosa no centro, além vinda inédita do Bloco da Maricota nós também aumentamos o reforço na segurança para que os foliões possam se divertir com a família e amigos, além dos moradores das cidades vizinhas”, comentou.

Juca Teles é uma das atrações em 2018

Botão Voltar ao topo