fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José ganha Nova Central de Regulação do Samu

A apresentação oficial da Nova Central de Regulação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), integrada ao Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) e ao Cobom (Centro de Operações do Corpo de Bombeiros), será nesta sexta-feira (15), no Batalhão da Polícia Militar CPI1 (Av. Deputado Benedito Matarazzo, 9.931- Jardim Oswaldo Cruz), em São José dos Campos.

Na ocasião, haverá a entrega da placa de formalização de adesão ao Processo de Certificação Qmentum Internacional — uma acreditação canadense que monitora padrões de desempenho nas áreas de qualidade e segurança, definidos mundialmente, para instituições de saúde.

A unificação dos serviços teve como objetivo agilizar e melhorar o atendimento aos usuários. A integração dos atendimentos é um dos compromissos da atual gestão da Prefeitura de São José de compartilhar recursos e dar mais eficiência aos serviços prestados à população. São José é a primeira cidade no Estado de São Paulo a ter um sistema unificado de atendimento desses serviços.

O Samu é o serviço de atendimento móvel de urgência e emergência que atende pelo número 192. Ele realiza atendimentos em residências, locais de trabalho e vias públicas.

A coordenação é da Consavap (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Vale do Paraíba). O atendimento inclui as cidades de São José dos Campos, Jacareí, Monteiro Lobato, Igaratá, Santa Branca, Caçapava, Jambeiro e Paraibuna.

A central de regulação de urgências do Samu é uma estrutura física equipada com recursos tecnológicos e constituída por profissionais médicos, técnicos auxiliares de regulação médica e rádio-operadores capacitados em regulação dos chamados telefônicos que demandam orientação e/ou atendimento de urgência e emergência.

A central de regulação do Samu funcionava no mesmo prédio do COI (Centro de Operações Integradas), no antigo prédio da Câmara Municipal, na região central de São José. No final de outubro, os serviços do Samu passaram para o prédio da Copom.

Atendimento Unificado

Samu – 192

Bombeiros – 193

Polícia Militar – 190

Botão Voltar ao topo