fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: equipes do Atleta Cidadão fecham ano com 60 títulos e 38 convocações para seleções

De acordo com a Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, os bons resultados são frutos do trabalho iniciado desde o início de 2017 para fortalecer as categorias de base mantidas pela Administração. (Foto: Arquivo/PMSJC)

A temporada esportiva 2017 chegou ao fim para as equipes de base das 23 modalidades atendidas pelo programa Atleta Cidadão, mantido pela Prefeitura de São José dos Campos.

Os mais de 1.180 jovens talentos que fazem parte efetivamente do programa conquistaram 60 títulos coletivos ao longo do ano. O ótimo número de títulos rendeu um total de 38 convocações de atletas para seleções estaduais e nacionais.

Entre os canecos conquistados, se destacam os 13 levantados nos Jogos Abertos da Juventude, disputados em julho, em Presidente Prudente (SP). Do total de joseenses que viajaram os mais de 640 quilômetros até o oeste do Estado, mais da metade (102) era composta por integrantes do Atleta Cidadão. O restante era apoiado pelo Fadenp (Fundo de Apoio ao Desporto Não Profissional). O limite de idade para participar da competição é de 19 anos.

Fora as consagrações, os elencos de base faturaram ainda 29 vice-campeonatos e levaram por 15 vezes o caneco de 3º lugar. Com relação a pódios, a nova geração chegou por 13 vezes entre os três primeiros lugares por equipes nas disputas internacionais. No âmbito nacional, foram 28 pódios alcançados e, na esfera estadual, outros 68.

De acordo com a Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, os bons resultados são frutos do trabalho iniciado desde o início de 2017 para fortalecer as categorias de base mantidas pela Administração.

Investindo no futuro

A principal ação do plano para alavancar a formação de atletas foi a criação do programa Caravana de Seletivas, que aconteceu entre os meses de maio e julho, e que registrou 1.514 participações em sete edições, passando pelas regiões norte, sul e leste da cidade, além do distrito de Eugênio de Melo.

Das seletivas, nasceram as pré-equipes de 11 modalidades, que têm o objetivo de reforçar eventual e efetivamente os elencos principais. Atualmente, os times preparatórios contam com 620 atletas de 7 a 17 anos. Todos os integrantes do programa recebem apoio estrutural e desportivo para representar São José dos Campos nas competições previstas nos calendários.

Ainda segundo a Secretaria de Esporte, os bons resultados obtidos no ano também devem ser creditados aos profissionais que atuam nas escolinhas de modalidades da Prefeitura, sediadas nas unidades esportivas. Os locais são os principais celeiros de talentos do município.

Em 2017, a Prefeitura também retomou a realização dos tradicionais Jogos Intercentros, que reuniram mais de 2.000 alunos de quase 30 unidades esportivas para disputas individuais e por equipes no futebol de campo, futsal, natação, judô, vôlei e basquete.

Botão Voltar ao topo