fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Chuvas antecipam temporada de verão 2017/2018

Chuvas castigaram a cidade no início desta semana, deixando várias partes alagadas. (Foto: reprodução)

A temporada de verão começa a partir das 13h28 da próxima quinta-feira, dia 21 de dezembro, mas já é hora de adotar comportamentos preventivos para tentar evitar problemas provocados pelas fortes chuvas do período em Taubaté. Temporais localizados podem provocar transtornos à população.

Em Taubaté, por exemplo, a média histórica é de 199 milímetros de chuva para o mês de dezembro e 227 milímetros de chuva para janeiro.

Neste verão de 2017/2018, uma nova ferramenta disponível em todo o Estado auxilia a Defesa Civil emitir alertas de riscos de desastres via SMS diretamente à população. O serviço foi desenvolvido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e está sendo implementado em São Paulo pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP). A população também pode consultar o Manual do Cidadão, disponibilizado pela Defesa Civil do Estado de São Paulo neste link. Entre as dicas do manual estão a limpeza de calhas e telhados, verificação da situação de paredes, cuidados com o lixo para evitar o entupimento de bueiros e bocas de lobo, colocação de móveis e eletrodomésticos em locais elevados para evitar prejuízos.

Em Taubaté, a Defesa Civil participa regularmente de cursos para aprimorar sua atuação no atendimento de ocorrências no município. A equipe conta com sete veículos, entre motos, camionetes e caminhão autobomba para o atendimento das ocorrências.

O endereço da Defesa Civil é avenida Professor Gentil de Camargo, s/n – Jardim Sandra Maria. O atendimento é 24 horas pelo telefone 199.

Prevenção e apoio
Desde o início do ano, a Secretaria de Serviços Públicos tem promovido a limpeza de bocas de lobo. Em média, 1.200 bocas de lobo são limpas mensalmente na cidade. Entre limpezas manuais e mecanizadas, já foram realizadas ações em 52 bairros/localidades do município. Já a Secretaria de Obras executou neste ano a manutenção em cerca de 2.000 metros de galerias de águas pluviais, além da limpeza e desassoreamento de 10.000 metros de córregos.
A Secretaria de Obras também possui uma equipe destinada ao serviço de tapa-buracos nos corredores viários de Taubaté. Desde o início do ano, a média diária tem sido de cerca de 200 buracos tampados nas vias.
A Secretaria de Mobilidade Urbana mantém uma equipe de prontidão para apoiar na sinalização de vias e orientação do trânsito no caso de emergências.

Acelera Taubaté
Obras que integram o pacote antienchentes em Taubaté têm início em janeiro. Estas obras fazem parte do programa Acelera Taubaté. O Parque Três Marias deve ser a primeira região contemplada com a construção de uma bacia de contenção de inundações. Também estão previstas obras de bacias de contenção nos bairros Santa Tereza, Santa Catarina, Campos Elísios, Chácara São Silvestre e Jardim Gurilandia (Hércules Marson). Estas obras receberão o complemento de melhorias na captação de águas pluviais nos bairros Água Quente, Chácara Ingrid, Rua São Benedito (Bairro Estiva), Parque Aeroporto, Rua Professor Nelson Campelo (Centro) e São Gonçalo.

Para evitar a ocorrência de inundações na região central, a prefeitura possui um projeto executivo pronto para ser licitado. Este projeto prevê a construção de uma bacia de contenção na região da Baronesa. Esta obra deve ser executada pela prefeitura como contrapartida do financiamento internacional que integra o programa Acelera Taubaté.

Botão Voltar ao topo