fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Caraguá recebe Unidade Móvel para reforçar a segurança na Operação Verão

A carreta dotada de um sistema de câmeras cujo sistema permite desde a simples identificação de pessoas até o monitoramento de áreas. (Foto: Luis Gava/PMC)

A Operação Verão em Caraguatatuba, que será iniciada no dia 20 de dezembro (quarta-feira), contará com um reforço em termos de tecnologia em segurança.

Trata-se do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM), uma carreta dotada de um sistema de câmeras cujo sistema permite desde a simples identificação de pessoas até o monitoramento de áreas.

O anúncio da vinda do veículo foi feito hoje (11/12) durante reunião entre o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, o Comandante Interino do 20º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI), Major PM Warley Geraldo Silva, o subcomandante do 20º BPM, Major PM Cândido, e o comandante da 2ª Companhia do 20º BPMI, 1º Tenente PM Luiz Fernando Oliveira.

Também estiveram presentes o vice-prefeito e secretário de Trânsito, Segurança e Defesa Civil de Caraguatatuba, Capitão Campos Júnior, o vereador De Paula, a 1ª Tenente Yolanda, Oficial de Logística, e o Capitão PM Eliano, da Comunicação Social do 20º BPMI/1.

O CICCM ficará nas áreas onde há maior circulação de pessoas e o veículo possui Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), com capacidade para gerar, receber e transmitir imagens em tempo real, a partir de um sistema telescópico com câmeras que atingem 15 metros de altura e até 3 km de distância. Todo o sistema é decorrente da utilização de um software desenvolvido especialmente para essa funcionalidade.

Ainda na reunião realizada no 20º Batalhão, foram traçadas estratégias para o período de verão, tais como o reforço no policiamento em pontos de maior aglomeração.

(Foto: Luis Gava/PMC)

Outras ações

A PM realizará também uma intensa fiscalização contra a perturbação ao sossego público. A PM pretende agir com rigor em ocorrências de excessos, desinteligências, aglomerações causadas por turistas e munícipes. A presença da PM será estendida também a toda orla marítima.

A Operação Verão contará ainda com ações de bloqueio nas orlas e bairros, inclusive com uso de etilômetros. A ideia é coibir abusos e acidentes envolvendo motoristas embriagados.

“Vamos nos mobilizar e montar estratégias para diminuir cada vez mais os índices de criminalidade na cidade”, disse o subcomandante do 20º BPM, Major PM Cândido. “Temos a certeza que a parceria entre PM e Prefeitura surtirá efeitos positivos no policiamento”.

O prefeito Aguilar Junior informou que Caraguatatuba receberá um reforço de 192 policiais e a Prefeitura arcará com as despesas de alimentação e hospedagem do efetivo na cidade.

“A parceria com as Polícias Militar e Civil é importante para garantir a segurança dos nossos cidadãos e das pessoas que nos visitam. Além disso, a Prefeitura disponibilizou também as 17 câmeras de monitoramento na fiscalização de ocorrências. Precisamos usar as tecnologias em favor da segurança da população”, destaca.

A Operação Verão 2017/2018 se estenderá até o dia 14 de fevereiro de 2018, quando se encerra o Carnaval.

Botão Voltar ao topo