fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Academia Marial de Aparecida foca em projetos para 2018

Diversas atividades marcaram o ano na instituição, único centro de pesquisas marianas do país. (Foto: Gustavo Cabral /A12.com)

Em 2017, a Academia Marial de Aparecida – AMA , comemorou 32 anos com uma programação intensa. Diversas atividades marcaram o ano na instituição, único centro de pesquisas marianas do país. Além disso, novos dirigentes tomaram posse do centro de estudos, renovando os trabalhos e trazendo projetos para 2018.

Entre os destaques, está a realização do curso de pós-graduação em Mariologia. A especialização, pioneira no Brasil, é fruto de uma parceria com a Faculdade Dehoniana e acontece a distância, com encontros a cada seis meses. Quase 60 pessoas participam dos estudos, que têm a previsão de finalização em dezembro do próximo ano.

Neste ano, a Academia também realizou eventos internacionais. O primeiro deles foi a peregrinação aos santuários marianos da Europa. Durante 14 dias, igrejas de Portugal e da França foram visitadas pelos participantes do grupo. O Congresso Mariológico deste ano também contou com colaboradores internacionais, representados pela Pontifícia Academia Mariológica Internacional (PAMI).

Mas 2017 também foi um ano de mudanças para a instituição. Em janeiro, o arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, tomou posse como novo presidente da AMA. Já em agosto, foi a vez do então diretor da Academia, padre Valdivino Guimarães, se despedir da instituição para estudar em Roma. Quem passou a dirigir o centro de estudos foi o padre César Moreira, que reconhece o trabalho realizado pela gestão anterior. “O trabalho que padre Valdivino realizou conosco foi muito bonito. Nosso desejo é dar continuidade e aprimorá-lo mais ainda em 2018”, conta o religioso.

Para isso, diversas atividades de cunho catequético, pastoral, acadêmico, comunicacional e institucional estão planejadas para o próximo ano. Entre os destaques, estão a realização do primeiro retiro mariano, previsto para acontecer entre março e abril. Além disso, a instituição assumiu a responsabilidade pela pregação da Consagração a Nossa Senhora Aparecida, tradicional celebração do Santuário Nacional.

“Ao longo da semana nós fazemos um ciclo de catequeses para levar o devoto a entender quem de fato é Maria e, por meio dela, leva-lo a conhecer quem é Jesus”, destaca padre César. Apesar disso, a reflexão não é feita apenas por um sacerdote, mas distribuída entre os Missionários Redentoristas que trabalham no Santuário.

Atividades tradicionais como o Congresso Mariológico e o curso de pós-graduação em Mariologia continuarão acontecendo ao longo do próximo ano. As inscrições para ambas as atividades se iniciam no dia 15 de janeiro. A primeira pelo portal do centro de estudos no www.a12.com/academia e a segunda pelo site da Faculdade Dehoniana dehoniana.edu.br.

Botão Voltar ao topo