publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Estudantes de Comunicação participam de treinamento realizado pelo Exército

Alunos de comunicação no interior de uma viatura. (Foto: Divulgação/Unitau)

Anualmente os militares do Exército Brasileiro realizam um exercício de simulação de guerra, com o objetivo de representar casos de conflitos e preparar os soldados para possíveis momentos de crise.

Neste ano, o treinamento aconteceu entre os dias 21 e 30 de novembro, em diversas cidades da região do Vale do Paraíba, e contou com a participação de mais de 4 mil militares.

Para tornar a simulação ainda mais real, o Exército contou com a colaboração dos alunos do Departamento de Comunicação Social da Universidade de Taubaté (UNITAU), que participaram das atividades nos dias 27 e 28 de novembro, nas cidades de Cunha, Lagoinha, Redenção e Natividade da Serra.

Os estudantes assistiram a uma palestra de ambientação, acompanham os militares em suas atividades operacionais e realizaram uma entrevista coletiva.

A finalidade da proposta é preparar os porta-vozes da Instituição para atender a imprensa. Foi simulado um problema dentro das operações de guerra e a função dos alunos foi a de simular uma coletiva de imprensa, fazendo questionamentos sobre o fato, para que o Exército se prepare para lidar com as informações dentro da própria instituição e também como trabalhar isso com a mídia.

A Profa. Ma. Edilene Maia, diretora do Departamento de Comunicação Social, vê a atividade como uma experiência muito relevante para os estudantes. “Além de proporcionar uma vivência na prática fora do centro pedagógico, também é uma oportunidade de ampliar a rede de contatos dos nossos alunos para futuras atuações no mercado de trabalho”, afirma.

CONHEÇA O EXERCÍCIO MILITAR ‘AGULHAS NEGRAS’

Botão Voltar ao topo