fbpx

Profissionais da Saúde e Educação de São José discutem a 1ª Infância

No encontro participaram professores, orientadores educacionais, profissionais da rede de saúde, conselheiros tutelares e assistentes. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Mais de 200 pessoas participaram, nesta quarta-feira (22), no Teatro Univap, do workshop “O Cuidado com a Primeira Infância”, um projeto desenvolvido pelas secretarias de Saúde e Educação e Cidadania, que visa a sensibilização, capacitação e responsabilização dos profissionais destas áreas para o reconhecimento das vulnerabilidades e dos sinais de alerta e sintomas de violência contra a criança.

No encontro participaram professores, orientadores educacionais, profissionais da rede de saúde, conselheiros tutelares e assistentes sociais que assistiram a palestra “Metodologias de Prevenção de Violência Sexual para crianças”, ministrada pela pedagoga e especialista em educação sexual, Caroline Arcari.

A médica Fátima Aparecida Ribeiro, responsável pela articulação técnica do programa de prevenção das violências e promoção da cultura da paz, ressalta que esse evento marca o posicionamento das secretarias da Educação e Saúde em relação ao Marco Legal da Primeira Infância. “Esses investimentos têm retornos em todos os aspectos para a criança em seu desenvolvimento e para a sociedade, pois ela cresce como um ser mais produtivo e equilibrado”.

Para a coordenadora de ensino da educação infantil, Shirley de Paula Peres, a união com a Secretaria de Saúde é vital para sanar as dúvidas dos profissionais que lidam com os casos de violência sexual em crianças e que precisam realizar de forma efetiva o encaminhamento e a prática da prevenção.

Sobre o evento, ela destaca que a palestrante traz a realidade de como abordar e descobrir com as crianças quem está passando por esse tipo de violência. “Além disso, ela auxilia na capacitação para realizar um encaminhamento adequado para que essa criança não sofra mais nenhuma forma de violência”.

A palestrante ficou conhecida pela publicação do livro “Pipi e Fifi”, que teve mais de 100 mil cópias distribuídas e tradução para quatro idiomas, pois funciona como uma ferramenta de proteção, explicando às crianças conceitos básicos sobre o corpo, sentimentos, convivência e trocas afetivas. Caroline já viajou para várias cidades do Brasil e países, realizando projetos, formações aos profissionais e atendimento às crianças.

Premiação e projeto

A Prefeitura de São José dos Campos recebeu, na semana passada, em cerimônia realizada no Palácio de Justiça em São Paulo, um prêmio do concurso “Boas Práticas do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente”, promovido pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e Instituto Alana.

São José dos Campos foi premiada com o trabalho “O Cuidado com a Primeira Infância”, desenvolvido pelas secretarias de Saúde e de Educação e Cidadania.

O projeto, que teve início em agosto deste ano, se propõe a capacitar os profissionais a desencadear ações para o desenvolvimento integral da criança, cuidados em saúde e proteção social. O workshop desta quarta-feira foi o quarto encontro temático do projeto.

Botão Voltar ao topo