fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Museu do Folclore em São José realiza exposição temporária com 26 presépios

Os presépios foram criados por 14 figureiras e figureiros da região, entre os anos de 1980 a 2016. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Eles são de vários tamanhos, cores e formatos, mas todos trazem em cada peça muito mais que argila e tinta. Guardam em si a cultura popular, a história e o perfil dos seus autores. Poder vê-los e apreciá-los, em todos os seus detalhes, é uma grande oportunidade, tanto para quem já conhece, como para quem nunca viu a arte de figureiras e figureiros do Vale do Paraíba.

Oportunidade que o Museu do Folclore de São José dos Campos colocará à disposição do público a partir do próximo dia 26 (domingo), com abertura de uma exposição temporária inédita, ‘Presépios do Vale’, reunindo 26 peças da sua reserva técnica. São presépios criados por 14 figureiras e figureiros da região, entre os anos de 1980 a 2016.

A maioria das peças ficará exposta na Sala Brasil e algumas na Sala São José dos Campos, da exposição permanente do Museu do Folclore. A mostra poderá ser visitada até o dia 4 de fevereiro, de terça a sexta, das 9h às 14h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h.

As obras que serão expostas são de autoria de Dona Eugênia, Dona Lili, Maria da Graça, Maria Benedita Vieira (Mudinha), Luiz Paulo Ragazini e Reinaldo (de São José dos Campos); seu Dito, Luiza, Josie, Cândida, Vagner, Edith e Ismênia (de Taubaté); e NAF (de Pindamonhangaba). A mostra também acontece em homenagem a Luiz Paulo Ragazini e Mudinha, falecidos este ano.

Museu Vivo’ especial

A abertura da exposição também fará parte de uma edição especial do Projeto Museu Vivo, que terá as presenças de representantes da cultura popular local mostrando seus saberes no artesanato, na culinária e na música: Fátima Aparecida dos Santos (artesanato – figuras para presépio), Maria José Oliveira (culinária – rabanada) e os violeiros do Trio Terra Bruta (música sertaneja).

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e funciona sob gestão do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública pela Prefeitura de São José dos Campos.

Museu do Folclore de SJC

Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana

(12) 3924-7318

Botão Voltar ao topo