fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Exposição em Aparecida homenageia tricentenário da Padroeira

A homenagem, feita pelo artista plástico Roberto Camasmie, se divide em 13 quadros que estarão expostos no Memorial da Devoção. (Foto: Divulgação/ Roberto Camasmie)

Colagens, decoupagens, pastéis e acrílicos são alguns dos elementos utilizados para recriar as imagens de Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Fátima em telas.

A homenagem, feita pelo artista plástico Roberto Camasmie, se divide em 13 quadros que estarão expostos no Memorial da Devoção , localizado nas dependências do Santuário Nacional. A inauguração da mostra acontece no próximo sábado (25) às 11h no hall do Museu de Cera.

Conhecido por suas cores fortes e marcantes, Camasmie é um dos mais importantes artistas da pintura e do retratismo na atualidade. Em seu ateliê nos Jardins, em São Paulo, produz imagens de políticos, personalidades e famílias durante o ano todo.

Porém, algumas vezes ao ano, o artista pinta também outras representações. Em 2017, a escolha da temática recaiu sobre devoções marianas que celebram seu Jubileu. “Por conta do centenário de Fátima e dos trezentos anos de Aparecida resolvi homenagear Nossa Senhora”, conta Roberto.

As obras, todas baseadas na escola impressionista francesa de Monet, trazem imagens da Virgem Maria rodeadas de flores, releituras de sua coroa e manto, além de interpretações de Madonas, como são chamadas as figuras de Maria com o Menino Jesus.

Destas, três são caracterizadas como arte cinética, misturando tecnologia e arte. Nelas, as molduras são iluminadas com led e emitem melodias criadas pelo Maestro Baccarelli para a celebração do Jubileu dos 300 anos.

O artista, que já pintou um retrato de Bento XVI, entregue ao pontífice em 2007, realizou as primeiras pinturas de Fátima e Aparecida na exposição MoonLight – Caminhos de Luz, inaugurada em maio deste ano.

A partir delas, nasceu a ideia de celebrar o Jubileu com uma exposição especial. “O artista tem que mostrar para o público o que está acontecendo naquele momento, e o momento de Aparecida é este”, afirma.

A mostra segue até o dia 10 de dezembro no hall de saída do Museu de Cera. Para acessar a exposição é preciso adquirir o ingresso para visitar o Memorial da Devoção, que até o fim deste mês custa R$ 10.

Os horários de visitação vão de segunda a sexta das 9h às 17h. Aos sábados o espaço funciona das 8h às 19h. Já aos domingos das 7h às 18h.

Botão Voltar ao topo