fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Exército Brasileiro realiza exercício Agulhas Negras no Vale do Paraíba

Transposição no exercício de 2015. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

O Exército Brasileiro realizará, entre os dias 21 e 30 de novembro, no Vale do Paraíba o Exercício Agulhas Negras. O objetivo do treinamento é manter o estado de prontidão das tropas da 2ª Divisão de Exército em operações ofensivas, defensivas e de cooperação e coordenação com agências, além de exercitar a ação de comando e a capacidade de liderança em todos os níveis.

A Área de Operações inclui as cidades de Canas, Cunha, Guaratinguetá, Lagoinha, Lorena, Natividade da Serra, Redenção da Serra, São Luiz do Paraitinga e Taubaté. Na 22ª edição do Exercício Agulhas Negras, denominada Operação Catioca, mais de 4 mil militares de 35 unidades do Exército participarão das operações e estarão nas ruas dessas cidades para fins de treinamento.

Estão envolvidas no exercício a 11ª Brigada de Infantaria Leve, a 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), o Comando de Aviação do Exército, a Brigada de Infantaria Paraquedista, a 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea e o 1° Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN).

Durante 10 dias, mais de 4 mil militares do Exército Brasileiro realizarão atividades de treinamento militar em municípios do Vale do Paraíba. (Foto: Divulgação)

Helicópteros, blindados, fuzis e metralhadoras estão entre os equipamentos que serão utilizados pelas tropas durante o Exercício. O 1° Batalhão DQBRN fará uso de equipamentos para descontaminação de material e de pessoal, simulando incidentes com agentes químicos, biológicos e radiológicos.

Além disso, serão realizadas Ações Cívico-Sociais em algumas cidades dentro da área de atuação das tropas, com orientação médico-odontológica, realização de atividades lúdicas para as crianças e apresentações musicais.
A presença das tropas buscará não afetar a rotina das localidades onde ocorrerá o Exercício.

? 2ª Divisão de Exército
A 2ª DE é o Grande Comando Operativo responsável pelas ações de Defesa da Pátria a partir do Estado de São Paulo. A Divisão tem ainda como missão planejar e coordenar ações de garantia dos poderes constitucionais, da lei e da ordem e ações subsidiárias. Contingentes da 2ª DE também participam de missões internacionais de paz.

? Veja também
Em 2015, a equipe do PortalR3 esteve na cobertura do exercício daquele ano.

Botão Voltar ao topo