fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Evento em São José reúne universidades para apresentar pesquisas ambientais

Durante o evento, será apresentada a experiência do canoísta joseense e recordista mundial de salto em cachoeiras, Pedro Oliva. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

Na próxima sexta-feira (24) a Prefeitura de São José dos Campos realiza o 1º Seminário “Biodiversidade, Recursos Hídricos e Qualidade de Vida na Área Urbana: Diálogos entre Poder Público, Universidades e Institutos de Pesquisa.

O evento será realizado das 8h às 12h, no Cefe (Centro de Formação do Educador de São José dos Campos), na avenida Olivo Gomes, 250, Santana.

O evento, organizado pela Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade com o apoio do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam), reúne universidades e institutos de pesquisa para apresentar os estudos que estão sendo desenvolvidos na região e os resultados já alcançados.

O objetivo é promover o intercâmbio entre pesquisadores, servidores públicos e agentes sociais, dando visibilidade para os projetos e identificando oportunidades de parceria e contribuição para a agenda ambiental municipal.

Dentre as iniciativas apresentadas está o Projeto Cachoeiras: Uma expedição no Rio Paraíba do Sul, que conta com a participação do canoísta de São José dos Campos e recordista mundial de salto em cachoeiras, Pedro Oliva.

Em 2015, o atleta percorreu os 1.300 km do Rio Paraíba do Sul, da nascente à foz, coletando dados para avaliação por especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e Universidade Federal de Itajubá (Unifei).

Além de reunir informações científicas sobre a qualidade das águas e do ar, o projeto promoveu e promove a educação socioambiental em diversas comunidades com a contribuição da Unesp.

Outros projetos relacionados à proteção dos recursos hídricos, ampliação das áreas verdes urbanas, impactos da emissão de gases de turfa e extensão universitária também serão abordados.

A Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade também participa de um painel apresentando projetos ambientais na perspectiva do Plano Diretor de Planejamento participativo.

Para a Secretaria de Urbanismo a expectativa é que o evento se consolide no município e ganhe novas edições, estimulando parcerias para construção de políticas públicas inovadoras.

O evento é aberto a todos os interessados. Não há necessidade de inscrição prévia.

PROGRAMAÇÃO

8h00 – Credenciamento

PAINEL I: PESQUISAS NO VALE DO PARAÍBA E RESULTADOS

8h20 às 9h – Drª. Marcela Miranda (Unifei), Dr. Felipe Pacheco (Inpe), Dra Liliam Medeiros (Unesp), Pedro Oliva (Esporte): “Projeto Cachoeiras: uma expedição no Rio Paraíba do Sul”

9h00 às 9h20 – Kelly Ribeiro (Inpe): “Emissões de Gases de Turfa em Regiões Tropicais: Potenciais Impactos no Clima e na Saúde Humana”

9h20 às 9h40 – Drª Fabiana Fiori (Unesp): “Resultados das Parcerias entre Unesp e Prefeitura de São José dos Campos”

9h40 às 10h10 – Mesa Redonda

10h10 às 10h30 – Café com prosa

PAINEL II: REFLEXÕES SOBRE UMA CIDADE SUSTENTÁVEL

10h30 às 10h50 – Drª Angela Pellin (Instituto de Pesquisas Ecológicas-IPE): “Urbanização, Meio Ambiente e Biodiversidade: estratégias para ampliação de integração entre Áreas Verdes e a Cidade”

10h50 às 11h10 – Drª Maria Regina de Aquino Silva (Univap): “Integração entre Universidades, Poder Público e Sociedade: Caminhos para a Cidadania”

11h10 às 11h30 – Ronaldo Madureira (Prefeitura de São José dos Campos): “Caminhos Verdes e Outros Planos, Programas e Projetos para São José dos Campos no contexto do Plano Diretor”

11h30 às 12h – Mesa Redonda

12h00 às 12h05 – Encerramento

Botão Voltar ao topo