fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Esporte Clube Taubaté completa 103 anos de glórias e tradições

Texto: Moacir do Santos

Fundado no dia 1º de novembro de 1914, onde a residência do Dr. Francisco de Paula Pereira Barbosa serviu de sala de sessão com a presença de 48 sócios, para a realização a primeira Assembléia Geral do Sport Club Taubaté.

Presidida pelo Dr. Gastão Aldano Vaz da Câmara Leal e secretariada pelos Senhores Tito Barbosa e Ildefonso de Almeira, foi lido o termo de reunião da sessão prévia  realizada em 25.10.1914, na qual foi escolhido para a sociedade que se fundava a denominação do Sport Club Taubaté.

Após ter o Dr. presidente declarada encerrada a sessão, foi procedida por escrutínio secreto a eleição da diretoria que ficou assim constituída:

Presidente: Dr. Gastão Aldano Vaz da Câmara Leal

Vice presidente: Dr. Silva Barros

1º. Secretário: Sr. Enéias Natividade

2º. Secretário: Prof. Tito Barbosa

Tesoureiro: Sr. Antonio Valente.

Depois de empossada a nova diretoria, foram pelo presidente nomeadas as comissões de estatutos e angariamentos de sócios, ficando assim constituídas:

Estatutos – Senhores Renato Granadeiro Guimarães, Tito Barbosa e Enéias Natividade.

Expansão: Dr. Adolpho Leonardo Francisco de Mattos e Ildefonso de Almeida.

Por sugestão do Sr Tito Barbosa, foi indicado e aclamado diretor esportivo, o Dr. João Rachou. Nada mais havendo a ser tratado, deu-se por encerrada a sessão e lavrada a Ata.

O original dessa Ata   não mais existe. Contudo,  em 13 de fevereiro de 1976, o sr. José Marcelino de Moura Moraes copiou conforme original, qual se encontra arquivado na secretaria do Clube.

1ª partida que marcou a inauguração oficial do novo time de futebol

(A mais recente sociedade de cultura physica fundada em Taubaté. É o registro encontrado no Jornal “O NORTE ‘ de 25.12.1914 -Ano XI n o. 1252)

O Sport Club Taubaté teve sua festa de inauguração marcada com a realização de uma partida de futebol, que chamou a atenção dos taubateanos. Esse importante evento ocorreu exatamente em 25.12.1914, sexta-feira quando, no Estádio da “Praça Monsenhor Silva Barros”, o antigo “Campo do Bosque” (como carinhosamente era conhecido), recebeu um grande número de torcedores.

O S C Taubaté enfrentou em partida amistosa a A. A. Palmeiras. (não confundir com o antigo Palestra, atual S.E. Palmeiras), equipe filiada à A.P.S.A. Associação Paulista dos Sports Athléticos.

O placar final apontou 6 X 1 para a A.A. Palmeiras.

Naquela oportunidade o E. C. Taubaté, formou com : Paulinho, Luiz Simi e Paiva, Synésio, Sérgio Areão e Hugo; Paulo Silva, Waldemiro, Renato Granadeiro (cap), Abreu e Jacinto. Irito também participou.

A A.A. Palmeiras formou com: Rachou, Morelli e Paulo Pinto; Gilberto, Lincoln e M. Barros; P. Paulo, Loureiro, Nazareth, Italo e Godinho.

A foto é identificada como equipes da AA Palmeiras e Sporte Club Taubaté, por ocasião da 1ª partida disputada pelo novo clube taubateano – foto: divulgação.

A nova equipe da região passou a ser atração, realizando partidas no velódromo de nossa cidade e em outras cidades da região. O interior não tinha espaço para disputar o campeonato oficial na capital paulista, visto que, poucas e privilegiadas equipes tinham praticamente exclusividade.

Em 1917 com a unificação da Liga Paulista de Futebol LPF e Associação Paulista de Esportes Atléticos – APEA (antiga APSA), o interior do estado passou a ter mais espaço com a criação da segunda divisão de futebol. Em 1918 foi instituído o Campeonato do Interior do Estado de São Paulo, sendo o ponto de partida das conquista do então SC Taubaté.

O PRIMEIRO TÍTULO

O 1º Campeonato do Interior em 1918, foi formado por 13 equipes, representando várias regiões, Zona Central do Brasil (ou Zona Norte como também ficou conhecida), Zona Paulista,  Zona São Paulo Railway, Zona Sorocabana e Zona Mogiana. O SC Taubaté foi o campeão de sua Zona Norte, a Zona Central que na primeira fase era formada, além do Taubaté por AA Caçapavense e AS Guaratinguetá,  esta ultima acabou desistindo da competição, antes do final da fase de classificação.

Contudo apesar do 1º Campeonato do Interior ter sido criado e anunciado em 1918, por conta de um surto da chamada gripe espanhola, o importante campeonato  teve inicio somente em 1919.

Depois de vencer o Brasil FC e o Comercial, a equipe taubateana conquistou seu primeiro título, sendo também o primeiro time de futebol  campeão do interior.

Em 1926 já conquistava seu segundo título ao vencer novamente o Campeonato do Interior quando recebeu a taça “Rubens Salles”.

 

Botão Voltar ao topo