fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Delegação de São José embarca para os Jogos Abertos do Interior

Para esta edição, São José dos Campos conseguiu classificação de 47 equipes em 27 das 32 modalidades que serão disputadas. (Foto: Charles de Moura/PMSJC)

A delegação esportiva apoiada pela Prefeitura de São José dos Campos começa, nesta quinta-feira (16) ,a jornada em busca do terceiro título dos Jogos Abertos do Interior.

O embarque dos joseenses acontecerá no Centro da Juventude (rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América), a partir das 13h30. Os primeiros elencos a partirem são os de boxe, futsal feminino, capoeira, xadrez e ginástica artística masculina. As outras equipes vão viajar progressivamente até o próximo dia 22.

A tradicional competição estadual, que está na 81ª edição, será realizada de 17 a 26 de novembro na região do Grande ABC (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra). São José já foi campeã em duas oportunidades: em 1969 e 2014.

São José dos Campos irá para os Jogos Abertos com uma delegação de 582 pessoas, sendo 506 atletas e o restante composto por técnicos, dirigentes, corpo médico e pessoal de apoio. A comitiva ficará alojada na escola estadual Senador João Galeão Carvalhal, na cidade de Santo André.

Para esta edição, São José dos Campos conseguiu classificação de 47 equipes em 27 das 32 modalidades que serão disputadas, por meio dos Jogos Regionais de Caraguatatuba. Dos elencos, 42 estarão na primeira divisão e cinco na segunda. Haverá disputas nas categorias sub-21 e livre.

A cidade terá representação no atletismo, atletismo ACD, badminton, basquetebol, biribol, boxe, capoeira, ciclismo, damas, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, kickboxing natação, natação ACD, skate street, taekwondo, tênis de campo, tênis de mesa, vôlei de praia, voleibol e xadrez.

A cerimônia de abertura será na sexta-feira (17), às 19h, no o Ginásio Paulo Cheidde (Baetão), em São Bernardo do Campo. O encerramento oficial acontecerá dia 26, às 9h, no Complexo Esportivo no Pedro Dell’Antonia, em Santo André.

Todas as informações da 81ª edição dos Jogos Abertos do Interior, como boletins, calendário e comunicados oficiais estão disponíveis na página oficial do evento.

Os jogos

Segundo a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, os Jogos Abertos do Interior foram criados em 1936, tendo como idealizador Horácio “Baby” Barioni, um dos mais antigos cronistas esportivos paulistas. A primeira edição do evento, realizada em 1936, reuniu seis cidades em Monte Alto, município localizado na Região Metropolitana de Ribeirão Preto.

No início, o torneio permitia a participação de cidades de outros Estados. Neste formato, Uberlândia foi a campeã da primeira edição, superando Franca, Mirassol, Monte Alto, Olímpia e Piracicaba. O município mineiro sediou a competição no ano seguinte, na única vez em que o evento aconteceu fora do Estado de São Paulo.

Em oito décadas, os Jogos Abertos deixaram de ser realizados em uma única ocasião, em 1989. A 81ª edição será a primeira da história a ter uma região-sede, por meio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

 

 

Botão Voltar ao topo