fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Banquete a céu aberto movimentará centro de São José

Projeto Xepa visa discutir desperdício de alimentos fora do padrão estético. (Foto: Divulgação)

Com intuito de chamar atenção para o desperdício de alimentos fora do padrão estético descartados em feiras, supermercados e lares brasileiros, o projeto “Da Xepa ao Banquete Final – Som e Cozinha Experimental”, realiza na próxima quinta-feira, d 23, às 14h30 apresentações artísticas acompanhadas de um banquete a céu aberto.

O evento acontece na Praça da Matriz no Centro de SJCampos e irá servir ao público pratos preparados com alimentos de recolhidos em Xepas.

O Brasil descarta diariamente cerca de 40 mil toneladas de alimento por dia, refletindo em 3,4 milhões de pessoas em situação de risco alimentar. Combater esses números é um dos propósitos do projeto.

As performances musicais acontecerão durante a preparação da comida e convidarão o público a refletir sobre a questão do desperdício. A comida será realizada com utensílios da cozinha tropeira pela pesquisadora Viviani Leite.

Todas as apresentações terão Áudio-Descrição para cegos e pessoas com baixa visão, e tradução em libras para deficientes auditivos.

Além dos recursos voltados para plataformas digitais e performances culinárias, o projeto também contará com a produção de um livro de receitas de todas as comidas realizadas durante a performance e o lançamento de um vídeo documentário em formato digital com o registro de todo o processo de pesquisa e produção.

O livro e o documentário serão acessíveis para deficientes visuais e auditivos. Para conhecer o projeto acesse: www.xepabanquetefinal.wixsite.com/xepa – https://www.facebook.com/xepabanquete/

SOBRE O FMC: O projeto é contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura, gerenciado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, é voltado ao financiamento de projetos de fomento, produção, pesquisa, formação, difusão e o estímulo de produções artísticas e culturais em São José dos Campos.

Botão Voltar ao topo