fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Aquário de Ubatuba participa do 17º Colacmar em Santa Catarina

Esse é o mais importante evento técnico-científico de Ciências do Mar da América Latina. (Foto: Divulgação/PMU)

O Diretor do Aquário de Ubatuba, o oceanógrafo Hugo Gallo Neto, foi convidado a participar como palestrante do 17º Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar, o COLACMAR, em Balneário Camboriú/SC. Esse é o mais importante evento técnico-científico de Ciências do Mar da América Latina.

Hugo Gallo Neto palestrou em evento sobre a situação dos aquários na América Latina e, ainda, acompanhou o lançamento do livro sobre empreendedorismo em ciências do mar tendo como case o Aquário de Ubatuba.

O congresso é organizado pela Associação Latino-Americana de Pesquisadores em Ciências do Mar – ALICMAR em parceria com instituições e universidades locais, alternando sua realização entre países-sede situados do Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico, e entre o Hemisfério Sul e o Hemisfério Norte.

O diretor Hugo Gallo participou da mesa redonda no encerramento do evento, no último dia 17.

O tema era situação dos aquários da América Latina e contou, também, com a participação do biólogo argentino Mauro Tambella, da ALPZA (Associação Latino Americana de Parques Zoológicos e Aquários) e ex-biólogo do Aquário da fundação Temaikén, na Argentina. Enquanto Tambella discorreu sobre os desafios dos Aquários enquanto instituições na América Latina, Gallo discutiu os aspectos de potencialidade na implantação de aquários e os desafios que o setor enfrenta no país. A mesa foi mediada pelo Oceanólogo João Demore.

No evento também foi distribuído o livro “Manual do empreendedor em Ciências do Mar”, dos autores Roberto de Freitas Rocha, Carlos Alberto Seifert Junior e Luiz Carlos Krug, uma publicação financiada pelo Ministério da Educação, Oceanólogo dentro dos objetivos norteados pelo VI Plano setorial para os Recursos do Mar e que possui um capítulo sobre Casos de Sucesso na Área de Ciências do Mar onde o Aquário de Ubatuba é citado com destaque como case de sucesso em empreendedorismo na área de ciências do mar.

Este evento tem importância Continental e temos enorme prazer em sermos convidados a participar como palestrantes, divulgando a importância e desafios dos Aquários no Brasil e na América Latina.

“Minha mais grata surpresa foi a menção pelos autores do livro, ao trabalho realizado por toda nossa equipe em Ubatuba, como um modelo de sucesso em empreendedorismo ligado ao mar. Este tipo de reconhecimento nos mostra que, apesar dos desafios que não são poucos, devemos continuar no caminho que estamos.” ressalta Gallo.

Botão Voltar ao topo