
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, iniciou ontem (08/11) a segunda campanha de vacinação contra brucelose bovina, colocando à disposição uma médica veterinária para a aplicação das vacinas, específicas para bezerros do sexo feminino.
Os serviços veterinários da Prefeitura são oferecidos para pequenos produtores pecuaristas cadastrados, contudo os frascos da vacina devem ser adquiridos pelo próprio produtor. A vacinação é realizada uma única vez em bezerras com idade entre 3 a 8 meses. É proibido vacinar fêmeas acima de oito meses e machos de qualquer idade.
Ontem, foram visitadas três propriedades rurais no bairro Rio Claro, região Sul, resultando em um total de 23 bezerras vacinadas.
A vacinação contra brucelose, feita em dose única, é obrigatória e só pode ser aplicada sob a responsabilidade de médicos veterinários cadastrados na Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo.
A brucelose é uma doença transmissível ao ser humano além de ocasionar consideráveis perdas econômicas devido à ocorrência de abortos no rebanho bovino e consequentemente queda na produção de leite.
Durante todo o mês de novembro, a SMAAP prossegue visitando propriedades rurais da cidade, conforme agendamento feito junto aos cadastrados.
Para informações sobre o agendamento das vacinações, ligue para o telefone 3897-2530.