fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Vida e obra de Athayde Marcondes é destaque no encontro de outubro da APL

A Academia Pindamonhangabense de Letras (APL) realizou, na sexta-feira (28), no auditório do Palacete 10 de Julho, seu tradicional encontro mensal do mês de outubro.

Mesa dos trabalhos da sessão do mês de outubro da Academia Pindamonhangabense de Letras, no Palacete 10 de Julho. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

A mesa dos trabalhos foi composta pela presidente Bete Guimarães, pelo vice, Edmar de Souza, pelo acadêmico e palestrante da noite, Luiz Gândara, pelo acadêmico e representante da OAB,  Paulo de Andrade e pelo diretor de Cultura, Alcemir Palma.

Gilmar foi homenageado pelo Dia do Professor. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

Na pauta da noite, destaque para homenagens ao Dia das Crianças, Dia de Nossa Senhora Aparecida, palestra e posse de acadêmico em cadeira titular, além é claro, de boa música e entrega de diploma de Honra ao Mérito ao acadêmico Cristino Gilmar do Nascimento, pelo Dia do Professor.

O acadêmico José Luiz Gândara Martins fez uma rápida palestra sobre a vida e a obra de Athayde Marcondes. Ele foi o primeiro a registrar a história de Pindamonhangaba em seu famoso livro “Pindamonhangaba – apontamentos históricos, geográficos, genealógicos, biográficos e cronológicos”, sendo a primeira edição lançada em 1906.

Gândara exibe o livro “Música e Musicistas”, escrito a mão por Athayde Marcondes e que se encontra no Centro de Memórias “Barão Homem de Mello”. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

Durante sua explanação, Gândara que é neto de Athayde, discorreu sobre outras obras, como por exemplo, sobre um exemplar único intitulado “Música e Musicistas”, escrito a mão pelo taubateano e doado ao Centro de Memória da cidade. Falou também de inúmeras outras obras e sobre sua vida pessoal, com dois casamentos que lhe deram catorze filhos, dentre outras curiosidades e atividades do avô.

Pelo tamanho de sua contribuição com a cidade, Athayde Marcondes recebeu em 2014 da Câmara de Vereadores, o título de Cidadão Pindamonhangabense. A honraria, na ocasião, foi entregue a Gândara.

O historiador também dá nome a medalha que homenageia pessoas e instituições que ajudam na preservação da história da cidade. o jornalista Altair Fernandes, Francisco Piorino, Júlia San-Martin e Joaquim da Figueira, foram agraciados já foram homenageados com tal honraria.

Gândara e confreiras. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

Na sequência, coube aos jovens Henrique Parente e Débora Fernandes, o momento musical da noite, preparando o ambiente para a posse, como membro titular da APL, de Ana Maria Guimarães ladeluca.

Antes, porém, um momento muito especial chamou a atenção dos presentes. Emocionada, Débora fez uma bela homenagem ao professor e acadêmico Pedro Ivo. A jovem contou que foi aluna dele no Instituto, inspirando-se nele para seguir sua carreira e que há muito tempo queria encontrá-lo para dizer o tamanho da importância das suas aulas na vida dela. Por tal emoção, elegemos a cena como “Momento APL” da noite!

Momento APL da noite. Pedro Ivo e Débora. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

Voltando à posse, Ana Maria assumiu a cadeira nº 35, cujo o patrono é Ângelo Paz da Silva. Durante seu discurso, a acadêmica agradeceu por torna-se uma titular da APL e fez uma breve explanação sobre seu patrono, destacando principalmente seu papel atuante na política da cidade.

Bete e Ana Maria. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

A sessão de outubro foi encerrada com a tradicional foto-presença dos acadêmicos, seguida de um coquetel de confraternização.

Foto-presença dos acadêmicos do mês de outubro. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

Botão Voltar ao topo