fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Varejo da região deve contratar até 1600 empregados temporários para o fim do ano


Historicamente, a contratação de trabalhadores temporários para atender à movimentação intensa de compras decorrente das festas de fim de ano tem início nos meses de outubro e novembro, período em que se registra a maior geração de vagas formais (admissões menos desligamentos) no comércio.

Segundo um estudo do Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região), em 2017, o varejo mostra uma tendência de recuperação de vagas formais, e a expectativa de contratação de trabalhadores temporários na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte é de até 1600 vagas.

Para a entidade, o setor de vestuário, tecidos e calçados deve concentrar cerca de 50% dos temporários, e os supermercados, aproximadamente 25%.

As demais vagas deverão ser abertas pelas atividades de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos; lojas de móveis e decoração; e farmácias e perfumarias.

Entre as principais razões para o aumento na geração dos empregos temporários está a sólida recuperação das vendas do comércio varejista que cresceram 4,2% no acumulado do primeiro semestre.

Para o presidente do Sincovat, Dan Guisnburg, as condições presentes hoje são menos adversas, em termos de confiança e mesmo de resultados econômicos, do que aquelas vigentes há um ano.

“Percebemos que os consumidores estão mais confiantes, o medo do desemprego está menor e a expectativa dos empresários está melhor, uma vez que as vendas melhoraram um pouco. Esse ambiente deve favorecer para uma maior geração de vagas temporárias nesse final de ano”,  explica Dan.

Tradicionalmente, de 10 a 15% dos funcionários temporários acabam efetivados após o período do Natal.  “É uma ótima oportunidade para quem está entrando. Basta encarar com bastante seriedade e atender bem os clientes para aproveitar as vagas efetivas que acabam surgindo, pois ninguém dispensa um bom funcionário”, diz Dan.

Primeiro emprego – As vagas temporárias de Natal podem ser uma ótima oportunidade para os jovens que estão procurando ingressar no mercado de trabalho, já que o comércio é um dos principais setores quando o assunto é o primeiro emprego.

O varejo de Taubaté, por exemplo, foi responsável por quase um terço das vagas abertas de primeiro emprego nos últimos cinco anos, segundo estudo inédito realizado pelo Sincovat e pela da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

De janeiro de 2013 a julho de 2017, período marcado pela crise econômica, dos 18,2 mil admitidos que estavam em busca da primeira contratação formal na cidade, 27,8% foram empregados pelo varejo.

“Muitas das vagas temporárias não exigem experiências anteriores. Os lojistas procuram principalmente comprometimento, postura profissional e uma boa comunicação. Isso acaba ajudando aqueles que estão procurando a primeira oportunidade, ” explica o presidente do Sincovat.

Botão Voltar ao topo