fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Taubaté prorroga campanha de combate à sífilis

Em Taubaté, a campanha de combate à sífilis conta com a realização dos testes rápidos, orientações de prevenção, distribuição de materiais educativos e preservativos.(Foto: Divulgação/PMT)

A Secretaria de Saúde de Taubaté prorrogou em uma semana a campanha de combate à sífilis. As atividades, que tiveram início em 16 de outubro, serão estendidas até o dia 27.

A prorrogação foi definida após a emissão de uma nota conjunta da Secretaria de Estado da Saúde e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo reforçando a competência dos profissionais de enfermagem para a realização de exames, entre eles os testes rápidos para a detecção da doença.

Em Taubaté, a campanha de combate à sífilis conta com a realização dos testes rápidos, orientações de prevenção, distribuição de materiais educativos e preservativos.

Entre os dias da campanha, a população poderá se dirigir ao AMI (Ambulatório Municipal de Infectologia), ao Consultório de Rua e a 32 unidades de saúde para fazer o teste rápido (confira relação).

A detecção da sífilis é feita por meio de testes rápidos disponíveis no SUS (Sistema Único de Saúde). Para as gestantes, a indicação da realização dos testes rápidos é feita já na primeira consulta do pré-natal, daí a importância da conscientização de mães e seus parceiros, para iniciar o pré-natal ainda no primeiro trimestre da gravidez. Em agosto o município sediou um encontro regional para debater a ocorrência de casos de sífilis congênita (em bebês) e em gestantes.

Em Taubaté, por exemplo, dados disponibilizados pelo Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), indicam o registro de 280 casos de sífilis entre janeiro e setembro deste ano. São 200 casos em adultos, 30 casos em gestantes e 50 casos em bebês. Em todo o ano passado foram registrados 354 casos, dos quais 258 em adultos, 39 em gestantes e 57 em bebês.

Unidades de atenção básica referências para testes rápidos:
1-Bosque da Saúde
2-Cidade Jardim
3-Registro
4-Jardim Rezende
5-Santa Fé
6-Santo Antônio
7-São João
8-Belém
9-Bonfim
10-Vila velha
11-Paduan
12-São Pedro
13-São Carlos
14-Baronesa
15-Iapi
16-Quiririm
17-Estiva
18-Planalto
19-Marlene Miranda
20-Piratininga
21-São Gonçalo
22-Santa Isabel
23-São Geraldo
24-Ana Rosa
25-Água Quente
26-Novo Horizonte
27-Esplanada
28-Estoril
29-Jaraguá
30-Barreiro
31-Gurilândia
32-Jardim Mourisco

Botão Voltar ao topo