fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Taubaté faz mobilização contra o Aedes aegypti

O calendário conta com apresentações de trabalhos desenvolvidos por alunos da rede municipal, reuniões, palestras, panfletagem e mutirões de fiscalização. (Foto: Divulgação/PMT)

A campanha “Primaverão sem Mosquito” em Taubaté ganha reforço entre os dias 21 e 28 de outubro com um calendário de atividades dentro da Semana Nacional de Mobilização no Combate ao Aedes aegypti.
O calendário conta com apresentações de trabalhos desenvolvidos por alunos da rede municipal, reuniões, palestras, panfletagem e mutirões de fiscalização.

O objetivo é envolver toda comunidade nas ações de prevenção para evitar a proliferação de focos do mosquito responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya.

Neste sábado, dia 21 de outubro, agentes do CAS (Controle de Animais Sinantrópicos) de Taubaté promovem uma reunião com representantes do Programa Escola da Família para traçar estratégias para as unidades. A reunião acontece às 9h na escola estadual Jacques Félix. Também no sábado acontece um mutirão de vistorias no bairro Esplanada Santa Teresinha. No domingo é a vez da praça Santa Terezinha receber uma ação de panfletagem e um estande para orientação da população.

De janeiro até agora foram confirmados 60 casos de dengue, 5 casos de chikungunya e nenhum caso de zika em Taubaté. No mesmo período do ano passado foram 3.285 casos de dengue, 6 de chikungunya e 3 de zika.
Mesmo com esta redução histórica de casos de dengue e com os indicadores gerais da ADL (Análise de Densidade Larvária) de 0,8 ponto no IB (Índice Breteau), abaixo do risco de epidemia, todo o cuidado é pouco e a população deve colaborar. A época é de reforçar as ações de prevenção, já que tanto a primavera como o verão têm como características o aumento das temperaturas e a ocorrência de chuvas. Esta é uma combinação que favorece a proliferação de focos de larvas do mosquito.

Atividades da Semana de Mobilização no Combate ao Aedes aegypti

23 e 25 de outubro – palestra para idosos do CRAS Sabará às 14h
24 de outubro – reunião do Comitê Municipal de Combate à Dengue às 9h no CAS
Unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família): mobilizações junto à comunidade
Escolas: apresentação do resultado das ações de combate pelo programa “Dia de Prevenção em Ação” que acontece ao longo de todo o ano, sempre na primeira sexta-feira de cada mês.
25 de outubro – Emei Maria Isabel Pistilli Mendonça (Quiririm) – manhã
26 de outubro – Emei Simone Santos (Santa Luzia) – manhã
26 de outubro – Lar Bom Samaritano (Estiva) – tarde
27 de outubro – Emei Vereador Waldemar Bonelli (Cidade de Deus) – manhã

Botão Voltar ao topo