fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Sesc Taubaté comemora o Dia Mundial da Alimentação

O Sesc Taubaté participa da primeira edição do festival Experimenta! Comida, Saúde e Cultura no mês de outubro, em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação. As atividades acontecem do dia 17 ao dia 31 e são gratuitas.

O alimento escolhido pelo Sesc Taubaté para ser o tema das atividades é o arroz, um grão rico em diversidade e muitas vezes um elemento indispensável no prato de tantos brasileiros.

Voltado para todos os públicos, o Sesc São Paulo desenvolve o evento como uma ação permanente com foco em cultura, educação, saúde, bem-estar e alimentação para reafirmar sua atuação como agente transformador de hábitos alimentares.

Acompanhe a programação da unidade:

Instalação Painel Sobre o Arroz

17 a 31 de outubro. Apresentará a origem do cultivo do arroz no Vale do Paraíba, abordando a parte cultural, ambiental e nutricional. O público terá a oportunidade de ter contato com algumas variedades menos comuns de arroz, como o preto, o vermelho, o mini arroz, o selvagem e o basmati.

Mala de Lembranças: Arroz

Dia 18 de outubro, às 15h. Roda de diálogo para trazer à tona as melhores lembranças que os participantes têm com relação ao seu histórico alimentar, focando nas receitas que utilizam o arroz como ingrediente principal e que gostariam de transferir para as gerações futuras. Os participantes devem trazer receitas para compartilhamento.

Visita Ao CIPAR (Centro de Pesquisa e Intercâmbio Arroz Ruzente)

Dia 21 de outubro, às 7h. A empresa Ruzene é inovadora no mercado gastronômico com produção de arrozes especiais. Nesta visita será possível conhecer os tipos de grãos de arrozes, canteiro de mudas, conhecer o trabalho de pesquisa realizado na fazenda, acompanhar os sistemas de plantio e secagem de grãos.

Mestre Cuca: De Onde Vem o Arroz?

Dia 22 de outubro, às 15h. De forma lúdica as crianças conhecerão a origem do grão de arroz, suas variações, curiosidades e no final colocarão a mão na massa preparando uma receita saudável. As inscrições podem ser efetuadas na Central de Atendimento. As vagas são limitadas. Para crianças de 6 a 12 anos.

Food Bike Contemporâneo x Tradicional

Dia 22 de outubro, às 15h30. Atualmente temos no mercado uma infinidade de variação de grãos, nesta atividade será realizada uma orientação quanto às propriedades nutricionais dos arrozes menos comuns como o integral, negro e vermelho e acontecerá uma degustação do tradicional arroz doce em variadas versões.

Da Terra Ao Prato: Desmistificando o Arroz

Dia 25 de outubro, às 14h30. O arroz é um ingrediente presente nas nossas refeições, e sempre temos dúvidas de como prepará-lo, esta palestra tem a intenção de desmitificar questões relacionadas com as técnicas de preparo e conservação do arroz.

No final serão demonstradas receitas utilizando o arroz agulhinha de forma mais natural possível. Nesta atividade daremos maior enfoque às recordações com receitas que utilizem o arroz como ingrediente.

Saberes e Sabores do Arroz

Dia 26 de outubro, às 19h30. Bate papo sobre a história da chegada do arroz ao Vale do Paraíba, desafios e perspectiva do cultivo na região explorando o contexto ambiental, sustentável e econômico. Complementando a atividade, serão preparados pratos tradicionais com uma pitada contemporânea para degustação.

Arroz do A ao Z: Explorando a Versatilidade do Arroz

Dia 28 de outubro, às 15h. Com o arroz é possível desenvolver produtos que atendam necessidades específicas devido à ausência de glúten. Nesta atividade será explorada a versatilidade desse alimento com a produção da farinha e leite de arroz. E em seguida estes dois ingredientes serão protagonistas de uma receita preparada e servida na hora.

Food Bike: Onde o Arroz Se Enquadra no Guia Alimentar

Dia 29 de outubro, às 15h30. Abordagem dos princípios básicos do Guia Alimentar para a população brasileira de 2014, na qual orienta o consumo de alimentos in natura e minimamente processados. Focando nas propriedades nutricionais do arroz e falando da sua importância no contexto do Guia Alimentar. Será feita degustação de sanduíches feitos com farinha de arroz.

Criado há 71 anos pelo empresariado do comércio e serviços, o Sesc está presente em todo o país em ações que são fruto de um sólido projeto cultural e educativo, portando a marca da inovação e transformação social.

No estado de São Paulo, conta com uma rede de 38 unidades operacionais, além do SescTV, Selo Sesc, Edições Sesc e Sesc Digital.

A instituição realiza atividades artísticas, culturais e esportivas, tendo também em seu escopo de atuação os programas de turismo social, saúde, alimentação e educação ambiental, atividades especiais para crianças e terceira idade, além do pioneiro Mesa Brasil, programa de combate à fome e ao desperdício de alimentos.

O Sesc desenvolve, assim, uma ação de educação não formal e permanente com o intuito de valorizar a construção de uma sociedade mais inclusiva, crítica e inovadora ao estimular a autonomia pessoal, a interação e o contato com expressões e modos diversos de pensar, agir e sentir.

Botão Voltar ao topo