fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São Sebastião e Ilhabela realizam primeira a “Virada Sustentável

Rodas de conversa trazem discussões sobre sociedade, água, resíduos, mobilidade e economia colaborativa. (Foto: Divulgação)

Nos dias 6, 7 e 8 de outubro, São Sebastião e Ilhabela realizarão, pela primeira vez, a Virada Sustentável, um movimento de mobilização colaborativa em prol da sustentabilidade, baseada nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável defendidos pela ONU.

O evento, que é patrocinado pela EDP, é uma parceria entre as prefeituras municipais e organizações da sociedade civil, de um grupo de voluntários e de outras empresas de diversas atuações, agindo em favor da comunidade e conexão entre as cidades.

São Sebastião e Ilhabela compartilham os mesmos desafios para seu desenvolvimento sustentável, como a expansão do porto e as receitas que recebem do petróleo, assim como suas maiores riquezas naturais, e por esse motivo, sediarão o evento em conjunto.

Segundo a chefe de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM) de São Sebastião, Nathalie Pacheco, sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico, sem agredir o meio ambiente, e administrar uma cidade é pensar no futuro e em melhores condições de vida.

“A Virada Sustentável nos trará uma oportunidade única de interagir, vivenciar e trabalhar alternativas em prol do meio ambiente e da sociedade”, completou.
Serão apresentados projetos artísticos, culturais, sociais e ambientais, abordando temas relacionados a resíduos, mobilidade, economia colaborativa e criativa, água e a língua portuguesa. Este último em sintonia com os recentes investimentos da EDP em atividades que valorizam o nosso idioma.

Os visitantes poderão assistir a apresentações de músicos e conhecer histórias caiçaras, participar de oficina de encardenação de livros utilizando papel reciclado, acompanhar uma leitura com interpretação musical do livro ‘O Segredo de Druzilla, a Encantadora de Siris’, fazer parte do encontro de poetas de São Sebastião, com bate papo e violão e ver a peça teatral ‘Mitos e Lendas de São Sebastião’.

Toda programação gratuita está publicada na fanpage do evento: https://www.facebook.com/viradasustentavelsaosebastiaoilhabela/. A organização foi surpreendida positivamente com 68 projetos inscritos e 118 voluntários.

Na sexta, a programação se inicia com a abertura oficial no Instituto Verdescola em São Sebastião. E então, no dia 07 a partir das 9h da manhã, uma programação variada contemplando transformação, sustentabilidade, cultura e sociedade se estende durante todo o sábado em Ilhabela, no Perequê. As atividades vão desde rodas de conversa a atrações musicais.

Já no domingo, as atividades se voltam para São Sebastião, onde uma agenda diversa e interativa contempla o mesmo escopo com outras atrações, também ao longo de todo o dia na Rua da Praia. Foram escolhidos assuntos relevantes da sociedade atual, especialmente na região do Litoral Norte, que juntamente aos eventos da programação artística, serão debatidos nas rodas de conversa.

Os temas que serão abordados são: resíduos; mobilidade; economia colaborativa e criativa; água; cenários futuros e vida em sociedade no século 21.

Botão Voltar ao topo