fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: alunos do Pinheirinho recebem atleta da seleção de judô

O judoca Lincoln Kanemoto das Neves falará de sua trajetória no esporte e do apoio que teve do pai (Foto: Divulgação/PMSJC)

Exemplos que servem de inspiração e que revelam oportunidades para as novas gerações. É isso que o projeto social “Caminhos do Esporte – Iniciação Esportiva”, da Guarda Civil Municipal, oferece às crianças e adolescentes da Emef Pinheirinho dos Palmares, na região sudeste de São José dos Campos.

A escola recebe a visita do atleta Lincoln Kanemoto das Neves, integrante da seleção brasileira de judocas e da equipe do Fadenp (Fundo de Apoio ao Desporto Não Profissional), mantida pela Prefeitura.

O encontro está programado para esta quarta-feira (1º), em dois horários — das 8h às 08h50 e das 9h às 9h50.

O joseense, que acaba de voltar da competição no Grand Slam de Abu Dhabi, vai falar sobre o início da trajetória no judô, o incentivo do pai que o acompanhou nos primeiros passos ao esporte, os problemas e desafios impostos pela vida e a determinação para o alcance do objetivo.

“O esporte pode abrir muitas portas. Comecei no judô porque precisava perder peso. Foi meu pai quem me levou pela primeira vez numa aula. Ele já tinha sido praticante, mas nunca tinha competido.

Ele sempre dizia que gostava do esporte por causa da filosofia”, disse Lincoln. “Lembro que no começo não gostei, mas meu pai colocou o kimono nele e frequentou as aulas comigo durante um ano como forma de incentivo”, completou.

O início da trajetória, as competições e as experiências com vitórias e derrotas deixaram o atleta mais forte para enfrentar os desafios na vida particular e na carreira. É isso que ele pretende dividir com o público.

“Sou praticante do judô há 13 anos. Para mim, é importante dividir a minha vida com esses meninos e meninas que participam do projeto social. Acho importante mostrar que existem oportunidades e que são para todos. Quando comecei a despontar tive que enfrentar muitas coisas, principalmente quando entrei na seleção, em 2011”.

Na coleção de conquistas de Lincoln estão o título de tricampeão no Campeonato Pan Americano em San Salvador (2015), a terceira colocação no Mundial Abu Dhabi 2015, e o primeiro lugar em um campeonato em Córdoba, na Argentina, em 2016, entre outras.

Visitas ilustres

O bate-papo com atletas faz parte da programação de atividades do projeto “Caminhos do Esporte” no Pinheirinho dos Palmares.

Em setembro, a skatista Pâmela Rosa esteve na escola para falar da experiência com o esporte radical. O encontro reuniu não só alunos, mas também pais que puderam acompanhar a palestra ao lado de seus filhos.

A skatista joseense, com diversos títulos e campeonatos, retornará à escola em novembro. Outros atletas como as jogadoras da equipe feminina do futsal de São José também marcarão presença junto às crianças da comunidade até o final do ano.

Caminhos do Esporte

O projeto, criado em agosto deste ano com iniciativa da GCM, atende cerca de 50 estudantes, de 9 a 12 anos. Os participantes passaram por avaliações físicas, incluindo testes de antropometria (técnicas que medem o corpo humano), agilidade e neuromuscular, com uma  equipe itinerante do CMAF (Centro de Medidas e Avaliação Física). As aulas acontecem no contraturno escolar e cada turma tem duas aulas por semana.

Botão Voltar ao topo