fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Livros de Cassiano Ricardo estão disponíveis na Biblioteca Municipal de São José

Para ler um livro do escritor na biblioteca não é preciso ter cadastro, mas para empréstimo sim. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Em São José dos Campos, Cassiano Ricardo é nome de avenida, de local para eventos, de restaurante, de biblioteca e até de uma fundação.

Mas será que as pessoas o identificam como escritor e poeta joseense, autor de várias obras, algumas já traduzidas em 12 línguas diferentes? E que muitos dos seus livros podem ser lidos, emprestados e até recebidos em doação?

A Biblioteca Municipal, que leva seu nome, no centro da cidade, é um dos locais que possui várias obras de Cassiano.  Algumas podem ser emprestadas, mas outras não, devido ao valor histórico e poucos exemplares. Para ler um livro do escritor na biblioteca não é preciso ter cadastro, mas para empréstimo sim, bastante apresentar um documento com foto, comprovante de residência, uma foto 3×4 e pagar uma taxa de R$ 2,00.

Arquivo Público

No Arquivo Público do Município, que fica ao lado da sede da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, no Parque da Cidade, também é possível encontrar diversas obras do poeta, além de pertences pessoais. Lá os livros não podem ser emprestados, pois fazem parte de um ‘fundo privado’ do poeta, mas é possível ler, tirar fotos e pesquisar o seu trabalho.

Também no Arquivo Público estão 83 pertences de Cassiano Ricardo, incluindo troféus, medalhas, carteira, relógio de pulso, chapéus, fotos, cachimbos, livros, cartas e outros. Parte desse acervo pode ser conhecido na exposição ‘Que é o poeta’, aberta para visitação até 20 de janeiro de 2018, como parte da programação da 51ª Semana Cassiano Ricardo, que termina domingo (22).

Doação de livros

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo também republicou três livros do escritor (Jeremias Sem-Chorar, Dexistência e Sobreviventes) que estão disponíveis no Arquivo Público do Município para doação, sem necessidade de solicitação por escrito. Cassiano Ricardo publicou 23 livros de poesia (de 1915 a 1971) e 18 em prosa (de 1928 a 1970).

Endereços:

Arquivo Público do Município

Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana

(12) 3924-7300/7341

Biblioteca Municipal Cassiano Ricardo

Rua 15 de Novembro, 99 – Centro

(12) 3921-6330

Museu Municipal De São José Dos Campos

Praça Afonso Pena, 29 – Centro

(Visitação: Ter a Sex – 9h às 17h • Sáb – 9h às 12h)

(12) 3921-7587

Botão Voltar ao topo