fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Hospital Próvisão em São José realiza sequência de 32 transplantes

O Próvisão realizou trabalho de conscientização através da confecção de carteirinhas que simbolizam o interesse pela doação. (Foto: Charles de Moura/PMSJC)

A Central de Transplantes do Estado de São Paulo disponibilizou córneas para 32 transplantes que serão realizados pelo Hospital Próvisão, em São José dos Campos, até 23 de outubro.

A liberação foi motivada pela parceria entre a Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Urbam (Urbanizadora Municipal), Próvisão e Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) realizada em abril deste ano. Até o momento, já foram realizadas 328 captações de córneas na Funerária da Urbam.

Para o Próvisão, a população está mais consciente sobre a importância da doação. “Quanto maior a oferta de córneas, o tempo médio de espera na fila do transplantes do Estado poderá se tornar cada vez menor”, disse a superintendente do Próvisão, Meire Ghilarducci.

De acordo com a médica oftalmologista Viviane Arauz, como a córnea é desprovida de vasos tem menor chance de rejeição do que os transplantes de outros órgãos. O paciente transplantado retoma em três meses sua rotina, voltando a enxergar com qualidade (após aproximadamente seis meses) para a realização de inúmeras tarefas habituais como estudar, dirigir e trabalhar.

Doação de córneas

A parceria para captação de córneas na Funerária da Urbam foi firmada em abril. O Próvisão realizou trabalho de conscientização através da confecção de carteirinhas que simbolizam o interesse pela doação.

A captação só é realizada mediante assinatura do termo de autorização de doação de córneas pela família do doador. As córneas são encaminhadas para uma fila única destinada à pacientes de todo Estado por ordem cronológica e clínica. Esse controle é feito pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo, que beneficia pessoas também de outras cidades.

A parceria para captação de córneas na Funerária da Urbam foi firmada em abril. O Próvisão realizou trabalho de conscientização através da confecção de carteirinhas que simbolizam o interesse pela doação.

Botão Voltar ao topo