fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Crianças participam do cultivo de horta no Parque da Cidade em São José

A oficina de hortas está inserida no Programa de Educação Ambiental que tem como objetivo estimular a alimentação saudável. (Foto: Charles de Moura/PMSJC)

Na terça-feira, dia 17, um grupo de crianças do Núcleo de Educação Infantil Bairro dos Freitas participou de uma oficina de hortas no Parque da Cidade Roberto Burle Marx, na região norte.

A oficina foi realizada no Centro de Referência de Tecnologias Urbanas Sustentáveis, na Casa da Ilha, conduzida por educadores da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade.

Durante a atividade, as crianças aprenderam de forma lúdica sobre o cultivo de hortaliças, ervas e temperos em pequenos espaços, como vasos e canteiros, que podem ser desenvolvidos na própria escola.

A professora Márcia Maria de Oliveira conta que o interesse pelo cultivo veio da própria turma quando viu uma funcionária da escola cuidando da horta. “Eles estavam muito interessados e queriam fazer alguma coisa para ajudar a tia da escola a cuidar da horta também. Foi aí que agendei a visita”.

Segundo a professora, além de conhecerem diversos tipos de vegetais, a visita foi importante para os alunos aprenderem que todos os seres vivos têm seu papel na natureza. “Eles viram que alguns insetos como as abelhas, vespas e joaninhas não são inimigos das plantas e ajudam na sua preservação”, destacou.

A aluna Katlin Gabrieli, de 6 anos, disse a hortelã é a planta mais bonita e que gostou de descobrir de onde vem seu alimento. “Eu só conhecia a cenoura comprada da feira, não a que sai da terra”.

O aluno Joaquim Rafael Barreto dos Santos, de 6 anos, também ficou curioso com o canteiro. “Gostei de conhecer a hortelã e também a planta que tem o nome de “peixinho”.

A oficina de hortas está inserida em um Programa de Educação Ambiental que existe desde 2007, e tem como objetivo estimular a alimentação saudável, livre de agrotóxicos, o resgate do contato com a terra e a preservação do meio ambiente.

As visitas e oficinas podem ser agendadas para grupos de escolas e demais interessados.

Botão Voltar ao topo