fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Ciclos de palestras em São José orientam idosos a prevenir acidentes

A campanha começa com ciclos de palestras e atividades desenvolvidas nas quatro unidades das Casas do Idoso. (Foto: Charles de Moura/PMSJC)

Um total de 55 idosos da Casa do Idoso Norte participaram, na segunda-feira (16), do primeiro dia da campanha “Viver a melhor idade sem traumas”, com foco na prevenção de traumas e acidentes de trânsito, em São José dos Campos.

Durante os próximos quatro dias, agentes de trânsito educadores da Secretaria de Mobilidade Urbana abordarão assuntos relacionados à segurança no trânsito, formando multiplicadores que possam disseminar o conhecimento adquirido para seu círculo de convivência, como família e amigos. Serão abordados temas como caminhar em segurança pelas ruas, respeito à sinalização, acessibilidade, direitos e deveres no trânsito, legislação, a questão dos atropelamentos, tipos de acidentes de trânsito mais comuns entre pessoas dessa faixa etária.

Para o aposentado Jaime Rodrigues, 64 anos, as ações de conscientização são muito produtivas e devem ser constantes. “Faz parte da segurança, não só dos idosos, mas de todos. É um passo a mais na conscientização, ainda mais acompanhado por agentes de trânsito”, disse.

“Os idosos estão ai para dar seu depoimento. Tem que ter mais conscientização e reeducação do ser humano. Ações para prevenção de bebidas, uso do celular e educação no trânsito tem que sempre estarem presentes”, afirmou a aposentada Madalena Maria Caetano, 62 anos.

Ações integradas

As ações serão realizadas de forma integrada por várias secretarias da Prefeitura e vai envolver profissionais de saúde, educadores de trânsito e professores, visando orientar àqueles que já passaram dos 60 anos sobre cuidados para evitar acidentes e ter mais qualidade de vida.

Em São José dos Campos, de janeiro a agosto de 2017, 11 pessoas morreram atropeladas nas vias da cidade, sendo que 9 delas tinham mais de 60 anos.

Conscientização

A campanha começa com ciclos de palestras e atividades desenvolvidas nas quatro unidades das Casas do Idoso e prossegue para outras etapas que incluem comerciais de TV e rádio, assim como o envolvimento de outros públicos para reforçar a orientação.

De acordo com o censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) realizado em 2010, São José dos Campos conta com uma população de mais de 60 mil pessoas acima dos 60 anos.

Programação da 1ª semana

Casa do Idoso Norte

Rua Carlos Belmiro dos Santos, 99 – Santana

De 16 a 20/10, às 9h e às 14h

Botão Voltar ao topo