fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Caraguá inicia Piloto de Floresta Urbana com plantio de ipê

As árvores desempenham uma relevante melhoria da qualidade de vida da população urbana. (Foto: Claudio Gomes/PMC)

O Prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, e o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Marcel Giorgeti, realizaram hoje o plantio de um ipê, na calçada da Prefeitura, na rua Frei Pacífico Wagner.

O plantio faz parte das ações recomendadas pela Diretiva de Arborização do Programa Município VerdeAzul (PMVA), que avalia e apoia a gestão ambiental das prefeituras paulistas.

Atendendo a diretiva, Caraguatatuba está implantando um Projeto Piloto de Floresta Urbana, que recomenda o plantio de árvores em locais determinados: nas proximidades do Paço Municipal, na avenida principal do município, no centro comercial ou na escola pública de maior movimento.

“Com a aprovação do Plano Piloto, nossa intenção é prosseguir com o programa no ano que vem, realizando o plantio de quatro mil mudas nas escolas públicas do município”, conta Marcel Giorgeti.

Dentre os 539 municípios do Estado de São Paulo, Caraguatatuba ficou em 8º lugar entre os municípios melhor preparados no PMVA, de acordo com ranking divulgado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

Desenvolvimento sustentável

O PMVA, lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental, com estímulo e auxílio às prefeituras paulistas, na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas em busca de um desenvolvimento sustentável.

As ações propostas pelo programa compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental. A primeira pré-qualificação do PMVA 2017 ocorreu em Mogi das Cruzes, na região do Alto Tietê, Região Metropolitana de São Paulo.

A última entrega dos relatórios para comprovação dos atendimentos das diretivas será realizada no próximo dia 16. O resultado final será divulgado em dezembro. Os dez melhores colocados terão prioridades na verba do FECOP – Fundo Estadual de Controle da Poluição.

Cartilha de Arborização Urbana

As árvores desempenham uma relevante melhoria da qualidade de vida da população urbana, como por exemplo: a redução da temperatura climática; a redução da poluição atmosférica melhorando a qualidade do ar; a oferta de alimento e abrigo natural a pequenos e médios animais, favorecendo também o equilíbrio ambiental.

Outros benefícios oferecidos pelas árvores é a diminuição de erosões e enchentes; o combate à aridez da paisagem urbana e o embelezamento das ruas, avenidas e praças.

Veja mais

Está disponível no site da Prefeitura a Cartilha de Arborização Urbana. Agora, todas as pessoas poderão consultar no site e facebook oficial da prefeitura, a cartilha de arborização urbana, que auxilia os moradores a plantar de forma adequada e planejada, espécies que mais se adaptam na região.

Botão Voltar ao topo