fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Brasil sedia Campeonato Mundial Militar de vôlei de praia e natação

Atletas militares de 20 países se encontrarão no Rio de Janeiro para disputar o 2º Campeonato Mundial Militar de Vôlei de Praia e o 49º Campeonato Mundial Militar de Natação. (Foto: Divulgação)

Atletas militares de 20 países se encontrarão no Rio de Janeiro para disputar o 2º Campeonato Mundial Militar de Vôlei de Praia e o 49º Campeonato Mundial Militar de Natação, ambos do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM). Os mundiais são organizados pelos ministérios da Defesa, por meio Departamento de Desporto Militar, e do Esporte.

“Todos os eventos esportivos militares realizados no Brasil têm por objetivo promover o congraçamento entre os países e a amizade através do esporte, razão de ser do CISM”, explica o diretor do Departamento de Desporto Militar do Ministério da Defesa, almirante Paulo Zuccaro.

Zuccaro também ressalta que estarão presentes alguns dos melhores atletas brasileiros da atualidade. “Nosso Programa de Atletas Militares de Alto Rendimento é muito forte. Das 19 medalhas obtidas pelo Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, 13 foram proporcionadas por atletas da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. No mundial militar de vôlei de praia, veremos nossos extraordinários medalhistas olímpicos Bruno, Alison, Ágatha e Bárbara em ação novamente. No mundial militar de natação, dentre outros grandes nomes, teremos a chance de apreciar o desempenho da fantástica Etiene Medeiros, a primeira mulher brasileira a se sagrar campeã mundial nesta modalidade”, comenta.

Todas as partidas serão abertas ao público. Os jogos das fases classificatórias acontecerão no CCFEx e as semifinais e finais no Parque Olímpico da Barra.

O primeiro campeonato a ser realizado será o de vôlei de praia. Reconhecido pela Federação Internacional de Voleibol, o evento reunirá equipes masculinas e femininas. A cerimônia de abertura está marcada para o dia 7 de novembro, no Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx), na Urca, Rio de Janeiro. As disputas reunirão mais de 50 atletas da Alemanha, do Brasil, da China, da Holanda, do Irã, da Jordânia, da Letônia, da Palestina, do Paquistão e do Sri Lanka.

Natação
No período de 11 a 17 de dezembro, será a vez do 49º Campeonato Mundial Militar de Natação do CISM, em que mais de 300 militares estrangeiros, entre atletas e comissões técnicas, se encontrarão no Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura e todas as provas acontecerão na Universidade da Força Aérea, no Campo dos Afonsos. As inscrições ainda estão abertas, mas já confirmaram presença países como Alemanha, Brasil, Canadá, China, França, Holanda, Índia, Iraque, Luxemburgo, Polônia, Rússia, Sri Lanka, Suécia, Suíça e Ucrânia.

Os campeonatos têm como objetivos impulsionar a preparação dos atletas militares de alto rendimento para os VII Jogos Mundiais Militares de Wuhan (China), em 2019 e para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020; consolidar a posição do Brasil em âmbito internacional como potência esportiva militar; e aprimorar a capacitação e a qualidade de técnicos e árbitros brasileiros. A expectativa é que esses eventos contribuam de forma relevante para o desenvolvimento do esporte de alto rendimento do Brasil.

Botão Voltar ao topo