fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Biblioteca de Ubatuba comemora cinquentenário com diversas atrações

Eventos gratuitos acontecem de 23 de outubro a 01 de novembro. (Foto: Divulgação/PMU)

Para comemorar seus 50 anos de existência, a Biblioteca Pública Municipal “Ateneu Ubatubense”, juntamente com a Fundart, elaborou uma programação repleta de atrações.

Os eventos começaram na segunda-feira, dia 23, com uma mostra de fragmentos biográficos dos leitores denominada “Instalação Memórias Esquecidas: arqueologia de objetos encontrados dentro de livros”. Além das clássicas flores secas, a exposição traz objetos como cartas manuscritas – inclusive para o Papai Noel, fotografias antigas, cartões postais, receitas médicas, dinheiro antigo e desenhos infantis. É possível visitar gratuitamente até o dia 01 de dezembro, das 10h às 16h.

Já nesta quarta-feira, dia 25, estão previstos dois eventos. Das 13h30 às 16h30 acontece a “Fábrica de Livros – Oficina de criação de livros artesanais para crianças”, com Marisa Sanches, Sonia Nogueira e Jussara Guimarães. A atividade é gratuita e podem participar estudantes do 3º ao 5º ano.

O objetivo é aproximar a criança do mundo dos livros e da biblioteca. Os participantes serão orientados a criar personagens, desenvolver a narrativa, o clímax e o desfecho da história. Executarão ainda a diagramação, ilustração e encadernação artesanal que poderá ser levado para casa. As vagas limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (12) 3832-4584, com Jussara.

Ainda na quarta, das 16h30 às 17h30, a artista caiçara Claudia Oliveira apresenta o “Pirão de histórias – uma mistura de bate-papo, histórias, estórias, curiosidades e outros saberes sobre Ubatuba”. A entrada é franca e não é necessário fazer inscrição.

Na quinta-feira, dia 26, interessados podem conferir o espetáculo teatral “No Meio do Caminho”, com poemas de Drummond de Andrade, das 14h às 15 horas.

A peça tem em cena a atriz, poetiza e dramaturga Adriana Azenha, com intervenções do músico Mário Deganelli. O espetáculo foi criado a partir de uma coletânea de poemas compilada, em 1962, pelo próprio Drummond.

Das 15h às 17 horas, na sequência do espetáculo, Adriana Azenha ministrará a oficina “Escrita Poética e Interpretação teatral”. Trata-se de um exercício para libertar falar poético do tom “declamatório” e torná-lo mais natural e interessante.

A premiação do Concurso Literário 2017 da Fundart também integra as comemorações do jubileu da biblioteca. A premiação dos três primeiros colocados do concurso acontecerá na sexta—feira, 27, a partir das 18 horas.

Na atual edição, foram inscritas 167 obras literárias distribuídas em cinco categorias: 30º Concurso de Poesia “Idalina Graça”, 29º Concurso de Poesia Estudantil “Idalina Graça”, 24º Concurso de Contos “Washington de Oliveira”, 16º Concurso de Texto de Teatro “Tia Helô” e o 3º Concurso de Crônicas “Prof° José Ronaldo dos Santos”.

Os melhores textos foram publicados no livro “Antologia 2017” que será distribuído no evento.

Já quem gosta de escrever, poderá se apropriar de técnicas de escrita literária participando da Oficina de Escrita Criativa, que a biblioteca oferece em parceria com a secretaria da Cultura do Estado de São Paulo a partir de 01 de novembro.

A oficina é direcionada a maiores de 16 anos e estimula a criação de contos e crônicas. Serão trabalhados conteúdos típicos do fazer literário, como diálogos, tempo, espaço, leituras do corpo eu e do corpo cidade, construção de personagem, conflito, clímax, epifania, linguagem e tom.

A atividade acontece até o dia 13 de dezembro, sempre às quartas-feiras, das 9h às 12h – com carga horária de 21 horas, totalizando sete encontros semanais.

As vagas limitadas e quem desejar se inscrever para a seleção deve enviar uma carta de interesse de, no máximo, uma página, que deve ser enviada até o dia 29 de outubro para o e-mail. [email protected], identificada como “Seleção Oficina De Escrita Criativa” no campo assunto do e-mal.

Botão Voltar ao topo