fbpx

Pindamonhangaba tem queda nos casos de dengue

Nebulização nos contêineres que vieram da missão do exército no Haiti, com objetivo de eliminar possíveis insetos contaminados daquele país. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Pindamonhangaba tem se mobilizado fortemente no combate à dengue. A cidade tem alcançado excelentes resultados já que, atualmente, apresenta apenas 30 casos, quando no mesmo período do ano passado apresentava 405 casos.

“A cidade tem conquistado um baixo índice de casos, mas o alerta continua. Continuamos trabalhando para que esses números continuem caindo”, comentou o diretor do Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, da Prefeitura, Rafael Lamana.

O trabalho é realizado o ano todo, com visitação casa a casa, atendimento de denúncias e orientações aos munícipes. ”Temos um bom alinhamento com as unidades de saúde e laboratórios municipais que nos informam os resultados dos exames, assim nós vamos até o local da residência e fazemos o trabalho de avaliação e orientação”, explicou Ricardo Manso, coordenador das ações de Combate às Arboviroses.

A equipe de controle de vetores é responsável pela execução do Plano Nacional de Combate à Dengue. Desde o último sábado (21) foi iniciado o trabalho de mutirão em parceria com os agentes comunitários da saúde, dentro da campanha “Todos juntos contra a dengue”, que será realizado dois sábados por mês. Os próximos serão 28 de outubro e 18 e 25 de novembro.

Faz parte desse plano a intensificação das visitas realizadas em todas as residências da cidade, sendo feitas pelo menos três vezes ao ano, levando orientação e procurando compreender por que moradores não estariam seguindo as regras: se por falta de instrução ou de interesse, e de que maneira isso pode ser mudado.

Os agentes realizam também visitas quinzenais em pontos estratégicos em locais como: borracharias, cemitérios, ferro velho, pátios de carros, entre outros; Visitas mensais em imóveis com grande circulação de pessoas para que não haja em hipótese alguma a formação de criadouros; Além de avaliações sobre possíveis infestações e atendimento a reclamações, podendo ser necessário o bloqueio caso o local seja um criadouro de Dengue, Zika Vírus, Chikungunya e Febre Amarela, fazendo a aplicação de inseticida.

Dicas de prevenção:
· Não deixe a água da chuva acumular em locais como pneus, garrafas ou qualquer objeto que possa ser um reservatório.
· Coloque areia nos vasos das plantas para que o acumulo da água não se torne um deposito de ovos.
· Lave os vasos das plantas aquáticas com água e sabão utilizando uma escovinha, semanalmente.
· Entregue o pneu ao serviço de limpeza ou guarde em locais cobertos.
· Mantenha a caixa d’água fechada e limpe frequentemente.
· Verifique semanalmente as calhas, canos e ralos para que não tenha acúmulo de galhos e folhas, impedindo que a água escoe.
· Coloque seu lixo em sacos plásticos, mantenha a lixeira fechada e não jogue lixo em terrenos baldios.
· Cuide da piscina cobrindo com lona e utilizando cloro.

Botão Voltar ao topo