fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Urbam São José vai monitorar serviço de varrição de ruas com bicicletas

Agentes ambientais vão fazer a varrição de rua com fiscais de bicicleta. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

O serviço de monitoramento da varrição das ruas de São José dos Campos passará a ser feito por funcionários equipados com bicicletas.

Com o novo meio de transporte, os monitores da Urbam (Urbanizadora Municipal) vão conseguir ampliar a atuação diária de acompanhamento dos serviços. Atualmente, este trabalho é feito por funcionários que circulam a pé para avaliar os trechos varridos.

Com as bicicletas, além de ampliar o campo de atuação e dinamizar o serviço, proporcionando mais agilidade nos deslocamentos, o desgaste físico diário dos monitores será bem menor.

A opção de bicicletas, ao invés de carros ou motos, também vem de encontro à opção mais consciente e compromissada com a qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, por tratar-se de uma forma de transporte ecologicamente correta.

Com a medida, que será implantada a partir do dia 12 de setembro, a Urbam espera dar uma resposta mais rápida às necessidades da população, proporcionando uma cidade mais bem cuidada. A novidade será apresentada à população no desfile de 7 de setembro.

A Urbam possui mais de 300 agentes ambientais atuando na varrição. Por meio de um programa implantado em 2007, os colaboradores da varrição passaram a ser reconhecidos pela população como agentes ambientais, cujo trabalho colabora para a melhoria da qualidade de vida e a preservação ambiental.

Eles partem para o trabalho dos 22 Pontos de Apoio (PA´s) nas diversas regiões da cidade.

Os PA´s são áreas fixas de vivências, que estão estrategicamente localizados para a distribuição das equipes de colaboradores.

Eles abrigam os vestiários, os refeitórios e os depósitos de ferramentas e insumos. São os pontos de início e retorno dos setores das respectivas microrregiões do município.

Como colaborar com um agente ambiental

  • Mantenha sua calçada limpa*
  • Não jogue lixo nas ruas, utilize as lixeiras públicas
  • Ao passear com seu animal de estimação, recolha as fezes em saco plástico e o deposite nas lixeiras
  • No trânsito, respeite a sinalização dos cones para segurança dos agentes ambientais
  • Separe os materiais recicláveis para a coleta seletiva
  • Não deixe entulho e restos de construção na calçada, a cidade dispõe de locais específicos para entrega desses resíduos

* A varrição das calçadas é de responsabilidade do ocupante do imóvel fronteiriço, conforme lei municipal nº 7815/09.

Botão Voltar ao topo