fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Tiro de Guerra em São José completa 99 anos e apresenta tropa de atiradores

Tradicional marcha dos militares do Tiro de Guerra durante o desfile cívico de 7 de Setembro. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

Cerca de 300 pessoas são esperadas para a festa de comemoração dos 99 anos do Tiro de Guerra de São José dos Campos, nesta quarta-feira (13), na Vila Industrial, na região leste do município.

A solenidade, prevista para começar às 19 horas, será aberta ao público e terá a participação da banda do 6º Batalhão de Infantaria Leve de Caçapava durante a apresentação dos 100 atiradores em formação no Tiro de Guerra.

“Será um ato solene militar e queremos a participação de toda a comunidade e, principalmente, os familiares dos atiradores”, disse o 1º sargento Alexsandro Madeira de Oliveira, responsável pela unidade para a formação da reserva do Exército Brasileiro em São José.

No roteiro de homenagem, está prevista uma marcha com 80 guardas durante a abertura. Além disso, será homenageado o ex-combatente da Segunda Guerra Mundial, Jarbas Ferreira, de 95 anos, morador de São José e hoje dono de uma bicicletaria próxima à Rodoviária Velha.

Outras honrarias serão feitas ao longo da cerimônia. “Serão entregues 12 medalhas de honra ao mérito aos colaboradores e pessoas que se dedicaram ao TG, além de certificados”, concluiu Oliveira.

A organização militar
O Tiro de Guerra é uma organização militar responsável pela formação da reserva do Exército Brasileiro e subordinado ao Ministério da Defesa. A instituição forma atiradores, ou seja, soldados reservistas que ficam durante um período de quase um ano trabalhando voluntariamente depois de serem convocados para se alistarem no Exército após completarem 18 anos.

A estrutura predial do TG é mantida pela Prefeitura. Os atiradores ajudam nas campanhas do agasalho, da dengue, auxiliam a Defesa Civil do município no combate às queimadas, proferem palestras em escolas municipais e entidades da Prefeitura, além de trabalharem em atividades vinculadas ao Corpo de Bombeiros.

Botão Voltar ao topo