fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Sesc Taubaté tem curso de práticas leitoras

O Sesc Taubaté oferece, aos sábados, de 9 a 30 de setembro, o curso Leitura em Movimento: Práticas Leitoras. As atividades têm início às 11h, necessitam de inscrição e são gratuitas. Quem ministra o curso é o coletivo Três Na Roda.

O objetivo da oficina é compartilhar algumas das práticas leitoras acumuladas e aplicadas há mais de uma década por Eduardo Ramos, ator, arte educador e produtor cultural com 22 anos de carreira e que desde 2002 trabalha com rodas de leitura em unidades do Sesc, escolas, bibliotecas públicas e programas sociais.
Usando não apenas elementos típicos dos eventos de leitura (como saraus), mas também jogos teatrais para não-atores que podem ser utilizados em ações de leitura, e exercícios de construção de narrativas orais improvisadas.

O participante terá a possibilidade de utilizar todas as dinâmicas em seu trabalho, seja como professor, arte-educador, bibliotecário ou contador de histórias, ampliando suas possibilidades profissionais.

Na primeira aula, o tema será Humor. Serão apresentados Textos de humoristas históricos e consagrados, como Millor Fernandes, Luis Fernando Veríssimo, além de poemas satíricos de Carlos Drummond de Andrade, Jô Soares e Oswald de Andrade.

Os materiais também incluem textos de domínio público, como ditos populares, e testam o quanto que o humor depende de épocas e contextos culturais.

A segunda aula lida com o tema do feminino na literatura. O lugar da mulher na literatura é variado. Ela pode estar na imagem idealizada – de um poeta homem apaixonado – e pode estar também na palavra de luta de uma escritora contemporânea a questionar o machismo institucionalizado.

Nos últimos anos o debate do feminismo rompeu os espaços acadêmicos e ganhou em visibilidade e amplitude. Como esse público reage a poesias e prosas, antigas e contemporâneas, que tratam das questões femininas?

Poemas do Brasil de Todos os tempos é o assunto da terceira aula. Um poema brasileiro pode ser profundamente social, como os de Ferreira Gullar e Solano Trindade.

Pode ser existencial e local, como a Itabira de Drummond e a Porto Alegre de Mário Quintana. Mas, acima de tudo, nos permite explorar os possíveis brasis contidos nas penas dos poetas.

Para encerrar a programação serão apresentados Correios Elegantes e outras prosas. Uma declaração de bem querer pode estar publicada, pra quem quiser ler, nas páginas de um livro e um jornal.

Mas também pode ser revelada após o falecimento da pessoa enamorada, com a publicação das suas cartas, a chamada literatura epistolar. O repertório reúne desabafos amorosos de cronistas consagrados, e bilhetes de amores perdidos ou achados.

Para participar do curso é necessário efetuar uma inscrição na Central de Atendimento pelo número (12) 3634-4033. As vagas são limitadas.

O Sesc Taubaté fica localizado na Avenida Engenheiro Milton de Alvarenga Peixoto, número 1264, no bairro Esplanada Santa Terezinha.

Botão Voltar ao topo