fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: Projeto esportivo já atende mais de 1.000 alunos no contraturno

As unidades participantes do Escola Ativa podem escolher entre futsal, handebol, vôlei e basquete. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Alunos da rede de ensino municipal de São José dos Campos contam com um novo projeto de incentivo ao esporte, que oferece atividades no contraturno das aulas regulares. Hoje, o Escola Ativa já atende mais de 1.000 estudantes, em 10 escolas de ensino fundamental.

O projeto foi desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, visando unir o esporte à prática pedagógica e incentivar a dedicação aos estudos. Para a permanência no projeto, os alunos devem apresentar bom rendimento escolar, sem ocorrências disciplinares após o início da participação nos treinos.

As unidades participantes do Escola Ativa podem escolher entre futsal, handebol, vôlei e basquete. Em cada escola, são selecionados 120 alunos de 11 a 15 anos, que serão divididos em quatro turmas. Os treinos acontecem sempre nos períodos da tarde e à noite e a participação dos estudantes é facultativa.

Alunos vêm oportunidade

Aos 12 anos, Ana Luíza de Souza Marques, aluna da Emef Álvaro Gonçalves (região sul), se inspirou no irmão para praticar esportes. “Eu via como ele se dedicava ao rugby e busquei algo que me desse prazer. Quando a escola disponibilizou as aulas de handebol eu experimentei e me apaixonei pela modalidade. Além de aprender a técnica e as características do jogo, sei que o esporte está contribuindo para minha saúde”, disse.

Interessado em seguir carreira como jogador, o aluno Kauan Henrique da Silva, 13 anos, descobriu com os treinos qual a base para a conquista do seu sonho. “O professor cobra dos alunos bom comportamento e desempenho na escola. Ensina que devemos ser responsáveis com nossos compromissos e que, antes de tudo, o estudo será fundamental para o futuro profissional”, destacou.

O cronograma do projeto prevê atender todas as 48 escolas de ensino fundamental até o final de 2019. Ainda este ano, outras cinco unidades deverão ser contempladas.

Reforma das quadras esportivas

Para o desenvolvimento do projeto, a Secretaria de Educação realizou um balanço das condições estruturais das quadras esportivas e dos recursos utilizados nas escolas pelos professores de educação física.

Durante a vistoria nas escolas, 19 itens foram avaliados, entre eles os alambrados, arquibancadas, coberturas, gols, iluminação, redes, tipo e qualidade do piso das quadras, materiais esportivos, vestiários e salas de educação física.

A reforma completa das quadras das escolas Álvaro Gonçalves, Antonio Palma e Rosa Tomita já estão finalizadas. Atualmente, a Emef Ana Berling Macedo recebe as manutenções necessárias.

Escolas participantes até setembro:

Emef Álvaro Gonçalves (Campo dos Alemães)

Emef Ana Berling Macedo (Alto da Ponte)

Emef Antonio Palma Sobrinho (Parque Nova Esperança)

Emef Dom Pedro de Alcântara (Conjunto D. Pedro I)

Emef Rosa Tomita (Jardim São José II)

Emef Elizabete de Paula Honorato (Jardim Mariana I)

Emef Sebastiana Cobra (Jardim das Indústrias)

Emef Ruth Nunes da Trindade (Parque Interlagos)

Emef Maria Ofélia Veneziani Pedrosa (Jardim Pôr do Sol)

Emef Mercedes Rachid Edwards (São Francisco Xavier)

Botão Voltar ao topo