fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: Alunos do Cephas desenvolvem cadeira motorizada com baixo custo

O maior desafio dos alunos foi desenvolver a cadeira com preço acessível, mantendo a boa capacidade de mobilidade. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Alunos dos cursos técnicos de mecânica e eletrônica do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) desenvolveram uma cadeira de rodas diferente, com funções elétrica e manual. O objetivo é proporcionar maior mobilidade e liberdade de locomoção às pessoas com deficiências.

Os alunos fizeram todos os testes que comprovaram a eficiência do projeto e o funcionamento do produto. O próximo desafio é colocá-la em circulação pelas ruas do bairro.

Para que o equipamento se tornasse uma realidade, os alunos adaptaram em uma cadeira de rodas manual o guidão com a roda dianteira de uma bicicleta, acrescentando um motor abaixo do assento. A capacidade máxima da cadeira é de até 150 quilos.

Com baixo custo de produção, o produto permite maior mobilidade ao usuário. Uma cadeira de rodas motorizada, padrão no mercado, não sai por menos de R$6 mil. Já esse invento tem custo de R$1,2 mil, sem contabilizar a mão-de-obra.

Desafio

Pedro Henrique da Silva Ferreira, 18 anos, foi um dos alunos que participou da concepção da cadeira de rodas motorizada. Para ele, o maior desafio foi desenvolver a cadeira com preço acessível, mantendo a boa capacidade de mobilidade.

Ele explicou que a cadeira é capaz de transpor pequenos obstáculos, permitindo maior poder de locomoção. “Se a pessoa estiver na rua e encontrar um pequeno obstáculo, basta acelerar um pouco mais que o motor terá potência para transpor”, afirmou.

Para ele, é uma alegria criar um produto que possa beneficiar as pessoas, com baixo investimento.

Negócios

Com o plano de negócios, desenhos das peças e folha de processo para produção em mãos, o sonho desses alunos agora é que alguma empresa se interesse em produzi-lo em escala para beneficiar o maior número de pessoas.

Botão Voltar ao topo