fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Parceria com o Rotary Clube leva atendimento à escola pública em São José

A 1ª beneficiada será escola estadual Eunice Cordeiro dos Santos, que tem supervisão da área odontológica da UBS da Vila Paiva. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Saúde, e o Rotary Clube Oeste, firmaram uma parceria para a implantação do projeto de saúde bucal nas escolas. O acordo prevê o atendimento por voluntários do Rotary em consultório já montado e equipado pela Prefeitura em escolas públicas, com material de consumo fornecido pelo município.

O projeto terá duração de 12 meses, com interrupção somente no período de férias escolares. O atendimento será realizado mediante os protocolos já instituídos pelo programa, seguindo os fluxos existentes.

A primeira unidade beneficiada será a escola estadual Eunice Cordeiro dos Santos, na Vila São Geraldo, que tem supervisão dos profissionais da área odontológica da UBS da Vila Paiva, na região norte. O programa começa nesta quarta-feira (27), quando os primeiros alunos começam a ser atendidos. Os voluntários do Rotary atenderão os alunos duas vezes por semana.

Neste ano, a UBS fez um levantamento sobre risco individual à cárie dentária junto a 456 alunos da escola. Eles foram examinados por cirurgião-dentista para determinar o tratamento odontológico a ser realizado e as ações preventivas previstas pelo técnico em saúde bucal.

O levantamento apontou que 241 alunos apresentam baixo risco, sem necessidade de intervenção do dentista. Assim, receberão atendimento do técnico em saúde bucal por meio de educação em saúde e escovação supervisionada.

Outros 56 alunos apresentaram risco moderado, história pregressa da cárie já tratada e sem lesão ativa da doença. Eles receberão atendimento preventivo com educação em saúde, escovação supervisionada e fluorterapia (2 aplicações), de acordo com o protocolo do programa de saúde bucal.

Já 159 alunos foram classificados como de alto risco, ou seja, precisam de atendimento odontológico propriamente dito e receberão atendimento preventivo com educação em saúde, escovação supervisionada e fluorterapia (4 aplicações).

Botão Voltar ao topo