fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Diretores de escolas recebem orientação sobre prevenção aos escorpiões em Taubaté

A Secretaria de Educação de Taubaté promove na tarde desta quinta-feira, dia 28, uma reunião de diretores de unidades da educação infantil com agentes do CAS (Controle de Animais Sinantrópicos) para esclarecimentos sobre o combate aos escorpiões.

Durante o encontro, às 14h na biblioteca do Sedes (Sistema Educacional de Desenvolvimento Social), serão retiradas dúvidas sobre ações de caráter preventivo para evitar a presença dos animais peçonhentos, além do fornecimento de material gráfico para a distribuição nas escolas.

Também serão agendadas na próxima semana duas reuniões para orientação dos pais de alunos da Emei Professora Terezinha Alves do Prado, no Parque Piratininga II, onde um bebê de 1 ano e 9 meses foi picado por um escorpião. A criança está internada na UTI do Hospital  Universitário.

O CAS se coloca à disposição dos diretores para a realização de palestras, dentro da campanha “Xô Escorpião”, conforme a necessidade de cada unidade escolar.

Somente este ano já foram realizadas 43 palestras pelos agentes de controle de vetores relativas a escorpiões e ao mosquito Aedes aegypti em escolas de Taubaté, com mais de 2.280 estudantes.

Taubaté fortaleceu no ano passado o combate aos escorpiões. Em junho de 2016 foi publicada a portaria municipal nº 780, que determina a realização de operações de combate aos escorpiões envolvendo diversos setores da prefeitura. Já foram realizadas este ano sete megaoperações na cidade dentro da campanha “Xô Escorpião”. A megaoperação de combate aos escorpiões vai englobar 26 bairros de Taubaté até novembro.

No ano passado foram registradas 416 reclamações no CAS referentes ao surgimento de escorpiões. De janeiro a 27 de setembro deste ano o número chega a 392.

Levantamento da Vigilância Epidemiológica de Taubaté apresenta um panorama dos ataques de animais peçonhentos no município. Mais de 90% dos ataques registrados em 2016 e 2017 são leves, sem gravidade. Casos considerados graves representam menos de 1% do total. Entre os animais peçonhentos, os escorpiões são responsáveis pela maioria dos acidentes, seguidos pelas aranhas.

A prevenção continua sendo a melhor arma para evitar acidentes com escorpiões e demais animais peçonhentos. Mais informações podem ser obtidas no CAS de Taubaté pelo telefone 3635-4091.

Saiba mais:

Total de ataques por animais peçonhentos em 2017 (até 27 de setembro)

Total – 166 casos

Escorpiões – 117 casos

Aranhas – 42 casos

Demais animais (serpentes, lagartas e abelhas) – 7 casos

Classificação dos casos

Leve – 159

Moderado – 5

Grave – 2 (um óbito)

Total de ataques por animais peçonhentos em 2016

Total – 236 casos

Escorpiões  – 171 casos

Aranhas – 49 casos

Demais animais (serpentes, lagartas e abelhas) – 16 casos

Classificação dos casos

Leve – 214

Moderado – 21

Grave – 1 (óbito)

Botão Voltar ao topo