fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Dia D da Multivacinação acontece em 34 UBS´s de São José

Durante o Dia D, serão oferecidos 17 tipos de vacinas para crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). (Foto: Charles de Moura/PMSJC)

O Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação da criança e do adolescente será neste sábado (16) em 34 unidades básicas de saúde de São José dos Campos.

Serão oferecidas 17 tipos de vacinas para crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias).

As UBSs, de todas as regiões da cidade, estarão abertas das 8h às 17h. As vacinas da campanha de multivacinação oferecem proteção contra doenças como sarampo, paralisia infantil, varicela, caxumba, rubéola, meningite, hepatite A, hepatite B, febre amarela e o HPV.

A multivacinação é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde com a finalidade de atualizar a situação vacinal da população das crianças e, sobretudo, dos adolescentes. Segundo a Secretaria de Saúde, os adolescentes muitas vezes têm maior resistência a se vacinar e muitos pais acreditam que não há necessidade de imunizar os seus filhos nesta faixa etária.

No entanto, com a evolução do Calendário Nacional de Vacinação nos últimos anos, muitas vacinas necessitam ter doses de reforço nesta faixa etária ou passaram a ser incluídas no calendário, como é o caso da vacina HPV para meninas e meninos e a vacina meningocócica aos 12 e 13 anos de idade.

É fundamental levar a caderneta de vacinação para atualização, mas quem não localizar pode solicitar a segunda via na unidade de saúde onde as vacinas anteriores foram administradas. A vacinação será de forma seletiva para a população alvo. Desta forma, o Ministério da Saúde não determinou meta a ser alcançada.

A campanha prossegue até o dia 22 de setembro em todas as UBSs.

Unidades básicas que estarão abertas neste sábado:

Região Central: Centro I, Centro II, Jardim Paulista e Vila Maria;

Região Leste: Campos São José, Eugênio de Melo, Nova Detroit, Novo Horizonte, Paraíso do Sol, Santa Inês II, Vila Tatetuba, Vila Tesouro e Vista Verde;

Região Norte: Alto da Ponte, Santana, Telespark e Vila Paiva;

Região Oeste: Jardim das Indústrias;

Região Sudeste: Jardim da Granja, Putim, Vila Nair e Interlagos;

Região Sul: Bosque dos Eucaliptos, Campo dos Alemães, Chácaras Reunidas, Colonial, Dom Pedro, Morumbi, Oriente, Satélite, Parque Industrial e Residencial União.

Vacinas oferecidas durante a campanha:

BCG

Hepatite B

Penta (hepatite B, difteria, tétano, coqueluche e haemophilus influenza B)

VIP (vacina inativada contra a poliomielite)

VOPb (vacina oral contra a poliomielite)

Rotavírus

Pneumocócica 10 valente

Meningocócica C congugada

Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)

Tetraviral (sarampo, caxumba, varicela e rubéola)

Varicela

Hepatite A

Febre amarela

DTP (difteria, tétano e coqueluche)

dTpa (difteria, tétano e coqueluche acelular)

dT (difteria e tétano)

HPV

Botão Voltar ao topo